Resumo de livros - abranches, mônica. colegiado escolar : es

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É O COLEGIADO ESCOLAR?
É um espaço institucional para o diálogo e a troca de experiência entre a gestão e os representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar.
O Colegiado Escolar é órgão que garante a gestão democrática do ensino público, através da participação da comunidade escolar e local, na concepção, execução, controle, acompanhamento e avaliação dos processosadministrativos e pedagógicos da ação educativa, no âmbito de cada unidade de educação básica do Sistema Estadual de Ensino.
A autonomia do Colegiado Escolar será exercida nos limites da legislação vigente e do compromisso de serem centros permanentes de debates e órgãos articuladores dos setores escolar e comunitário para o fortalecimento da gestão democrática (LEI Nº 11.043 DE 09 DE MAIO DE 2008, quedispõe sobre a finalidade, competência e composição do Colegiado Escolar nas escolas públicas de Educação Básica)
O Colegiado Escolar é um órgão coletivo, com gestão participativa. Uma eleição legítima e o seu bom funcionamento são essenciais para uma gestão escolar de qualidade e democrática. Outro dado importante é entender a participação como um processo a ser construído coletivamente. Assim, éfundamental ressaltar que a participação não se decreta, não se impõe e, portanto, não pode ser entendida apenas como mecanismo formal/legal, mas de construção de espaços democráticos de discussão.

ATA – 1a REUNIÃO DO COLEGIADO ESCOLAR
DATA – 20/03/2009 – 16:00H
Estavam Presentes na 1ª reunião, Profa. Vanessa Reis, Profa. Lucinalva, Prof. Marcos Pereira, representando os alunos estavamMarília Sá (1º ano matutino) e Marcelo Souza (3º ano vespertino) e representando os funcionários estavam Oona Barreto e Tânia Ferreira.

1. Questões Pedagógicas
1.1.Elaboração de Nova Proposta da EJA – Ficou acordado que após a videoconferência que será realizada dia 31/03 (DIREC 02), será apresentado a novo formato da EJA para os professores, e então será decidido coletivamente se será implantada anova proposta este ano letivo ou no próximo (2010).

1.2.Proposta dos Professores de Educação Física – Os professores de Educação física desejam que exista pelo menos uma aula para a prática de esportes, inclusive com a introdução de um bermudão para estas aulas. A representação dos alunos irá consultar os demais sobre o bermudão, já que esta nova farda implicará em despesas para os mesmos. Osprofessores devem apresentar projetos para as aulas de esportes.

1.3.Olimpíadas de Língua Portuguesa e Física – Foi discutida a importância da participação do aluno do Gastão nestes dois eventos e serão levadas as discussões para as áreas. Como não é obrigatória a participação dos alunos nestes eventos, surgiu uma proposta de inscrição para aqueles que desejarem participar.

1.4.Redação noEnsino Médio – Foi unânime a concordância da importância de redação nas três séries do Ensino Médio. Como não é possível ministrá-la separadamente, é necessário que haja algum tipo de avaliação que contemple a produção de textos na unidade.

1.5.Cumprimento das regras de Conselho de Classe. Será feito um levantamento dos alunos que foram submetidos a conselho de classe em 2008, para que no momentodo conselho de classe no final do ano, seja garantido este critério. Deverá ser planejado um momento, já no primeiro semestre, para esclarecimentos aos alunos sobre as regras do conselho de classe.

1.6.Realização de reuniões regulares entre pais e professores (pelo menos 3 anuais) – Foi sugerida a 1ª reunião no dia 09/05.

1.7.Livro de Matemática (distribuir livro antigo - Dante para osalunos 2º ano). Esta é a proposta do Proposta do Prof. Reynaldo e Profa. Adil, já que é o livro que contém boa parte dos conteúdos para a série solicitada. Foi discutida a relevância, contudo, todos concordaram que se torna inviável esta dinâmica, pela própria condição de número insuficiente de livros, já que houve um aumento no número de turmas, e pela escolha do livro ter sido um processo...
tracking img