Resumo de livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A DIALÉTICA SOCIAL DE DIREITO
Existe uma sociedade internacional e também nela uma dialética. Sua infra-estrutura sócio-econômica baseia-se nas áreas de influência. A sociedade internacional estavadividida entre capitalistas, socialistas e não-alinhados. Havia uma coexistência pacífica. Esta infra-estrutura internacional, ao contrário das nacionais, é heterogênea, pois cada país possui o seumodo de produção específico. Já nas sociedades nacionais aparecem o domínio classista e as divisões de grupos (sejam eles étnicos, religiosos, sexuais).

A luta de classes movimenta a dialéticasocial. As sociedades são compostas por forças centrífugas, que buscam a mudança (dispersão), e forças centrípetas, responsáveis pela manutenção (coesão). Desta forma as lutas entre as classes sociaisprovocam a existência destas forças. Desta forma o autor propõe um modelo dialético que explica o comportamento da sociedade englobando a existência de forças contrárias.

A base (infra-estrutura)está sob o domínio da burguesia, dos detentores dos meios de produção. A partir de então, eles dominam os meios de comunicação, invocando princípios ideológicos que refletem na superestrutura, noDireito com rótulo de cultura, para atender os anseios dessa mesma classe. No mais, utiliza-se de um sistema de representação que legitimam o que fazem ou deixam de fazer. Não há mudança, porque essa baseburguesa que comanda as regras do jogo. A massa é passiva de controle.

Essa luta para impedir tal círculo vicioso tem raiz internacional. O direito entre nações tende a ficar preso ao sistema deforças dominantes, porque se sabe que há exploração em razão de outros, mas mudar quem manda não depende dos oprimidos. Pois, em cada nação dos milhares de oprimidos, há também aqueles que se sujeitamas regras dos dominadores, o que dispersa o espírito de revolução. Mesmo numa sociedade socialista não são suprimidas as classes. Quando se fala em Direito e Antidireito não se referem a duas...
tracking img