Resumo de livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA INFANTIL
A laicização da literatura, na época moderna, instalada com o Romantismo e servindo de legitimação à burguesia, muda a concepção da leitura. O resgate dadimensão social da literatura, pela burguesia, tem repercussões até nossos dias. A nova escritura, além de atingir e influenciar o público adulto, privilegia textos direcionados às crianças com o intuitomodificar o comportamento infantil ao reforçar os valores sociais vigentes que são apresentados como modelos a serem assimilados e seguidos.
Portanto, não é temerário afirmar a função social daliteratura infantil, pois é na infância que se forma o hábito da leitura. Nos seus primórdios, a literatura para crianças tem função formadora: apresenta modelos de comportamento que facilitam a integraçãoda criança na sociedade. Lajolo e Zilberman (1999) acreditam que a valorização da família na sociedade burguesa é a mola mestra que transforma a leitura em prática social, quando constitui atividadeprivada nos lares tendo o livro como instrumento ideal para a formação da moral burguesa. Desde então, segundo as Autoras, “ser leitor, papel que, enquanto pessoa física, exercemos, é função social,para a qual se canalizam ações individuais, esforços coletivos e necessidades econômicas” (LAJOLO; ZILBERMAN, 1999, p. 14).
A literatura infantil aparece nesse contexto histórico-social definido: aascensão da burguesia e a posição que a criança passa a assumir na família. Segundo Lajolo e Zilberman (1999), a nova unidade familiar, centrada no pai-mãe-filhos e fortalecedora do Estado, privilegia acriança como um ser merecedor de atenção especial com status próprio, para o qual convergem as preocupações com a saúde, a educação e a religiosidade.
Ao historiar os princípios da educação einstrução oitocentista no Brasil, Mauad (1999) registra que paralela à literatura de caráter universal, prevalecia uma literatura de cunho moralista, própria do século XIX, direcionada à infância e à...
tracking img