Resumo de ler e compreender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ROCH, I.V, Elias. Leitura, Texto e Sentido. IN: Ler e Compreender: Os Sentidos do Texto. 1. Ed.Sao Paulo: Contexto, 2006.p.9-37.

Os autores iniciam o textoafirmando que a concepção de língua como representação do pensamento correspondente a de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações. Leitura eentendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor, com propósitosconstituídos sociocognitivos-interacionalmente. Texto e visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte. Ambas o leitore caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento de reprodução.
Na concepção interacional da língua os sujeitos são vistos como atores construtoressociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto. Espera-se que processe, certifique, contradiga ou avalie a informação que se tem, que desentido e significado ao que lê. A compreensão de um texto varia segundo as circunstancias de leitura e depende de vários fatores, complexos e inter-relacionadosentre si (Alliende & Cindemarin, 2002). Esses fatores referem-se ao uso de determinadas expressões léxico antiga, esquemas cognitivos, bagagem cultural. A compreensão nãorequer o conhecimento do texto e o do leitor conhecidam, mais que possam interagir dinamicamente.
Finaliza que a leitura e uma atividade de compreensão de sentido quepressupõe a interação autor-texto-leitor, mas para que haja alem das pistas e sinalizações que este nos oferece entra em jogo o conhecimento, entendimento do leitor.
tracking img