Resumo de igre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Identidade e Cultura

Laraia mostra em seu texto que a cultura é adquirida através de inúmeras gerações e que facilmente indivíduos de culturas diferentes podem ser identificados, por uma série decaracterísticas e que devido ao indivíduo herdar essa cultura de gerações passadas acaba por desvalorizar a cultura do outro que não pertence a sua.
No filme “ Tem Boto na Rede de Tunico ” , tal fatopode ser observado na prática , desde o momento da ida para o sítio de Tunico, Armando demonstra seu receio em entrar no barco, pelo fato de não fazer parte de sua cultura utilizar esse meio detransporte .
A cultura influencia na alimentação. Outro fato ocorrido também no filme, mostra que Armando aceitou alimentar-se como as pessoas do sítio, porém passou mal, por não fazer parte de suacultura tomar “ caribé ”.
Laraia também cita que o homem vê o mundo através de sua cultura, como conseqüência considera seu modo de vida mais correto e natural, características do etnocentrismo.
O contatoestimula a mudança mais brusca, geral e rápida, ex. o que aconteceu com Mundica (mesmo filme citado anteriormente) que passou a usar salto alto, óculos escuros, modo de vestir-se, modificando atémesmo seu nome, essas foram mudanças externas, pois entrou em contato direto com outra cultura, pois o indivíduo nunca sai ileso ao lhe dar com outras culturas.
Outro ponto que o autor aborda é que acultura é capaz de provocar curas de doenças, reais ou imaginárias, no momento em que Mundica diz que está grávida do Boto uma benzedeira é chamada para fazer um ritual de cura e acaba descobrindo averdade, ali percebe-se que a fé das pessoas acaba por satisfazê-las, pois acreditam no poder da benzedeira.
Também é citado no texto que a cultura é algo adquirido e que de certa forma sem difusão decultura não seria possível o grande desenvolvimento atual da humanidade.
Já no texto de Hall, A identidade em questão, defende que as identidades modernas estão sendo deslocadas ou fragmentadas. O...
tracking img