Resumo de histologia animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histologia animal

Na maioria dos animais, as células estão organizadas em tecidos, grupos de células semelhantes em estruturas e função. Elas interagem entre sim atuando de maneira organizada.
Diferentes tipos de tecidos, estruturalmente unidos e coordenados em suas atividades, formam órgãos. Esse funcionando de modo organizado e integrado formam sistemas, que por sua vez associados entresi, formam o organismo.
A histologia é o ramo da Biologia que estuda os tecidos que constituem o organismo.
Apesar da grande diversidade de tecidos animais, os tipos fundamentais são quatro: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Tecido Epitelial
O tecido epitelial pode ser de revestimento ou glandular. Caracteriza-se por apresentar células justapostas (unidas) praticamente semmaterial intercelular (matriz celular).
Os epitélios de revestimento podem ser de três tipos: simples, quando apresentam uma só camada; estratificado, quando têm várias camadas; e pseudoestratificado, quando são formados por uma só camada de célula, mas com núcleos situados em níveis diferentes.
Quanto a forma das células que os compõem, os epitélios de revestimento podem ser classificados comopavimentoso (achatadas), cúbico e prismático (compridas).
Os epitélios encontram-se separados do tecido conjuntivo por uma membrana basal (lâmina basal). Todo tecido epitelial não apresenta vasos sanguíneos. Nesse caso, a nutrição das células é dada por difusão.
Os epitélios de revestimento externos protegem o corpo contra desidratação, atrito e invasão bacteriana, geralmente são queratinizados(queratina – proteína impermeável à água). Aqueles relacionados com o revestimento interno ou revestem órgão ocos ou formam envoltórios de órgãos (serosas – membranas duplas, separadas por um fluido lubrificante que faz deslizamento de uma sobre a outra).
Os epitélios glandulares, que possuem função excretora, são classificados em endócrinas e exócrinas. As glândulas endócrinas secretam seuscompostos químicos (hormônios) no meio interno, ou seja, diretamente no sangue. As glândulas exócrinas realizam secreção externa, apresentam ductos por onde seus produtos são eliminados. Entre elas temos principalmente as glândulas lacrimais, sudoríparas, odoríferas, salivares e sebáceas.

Tecido Conjuntivo
Os tecidos conjuntivos caracterizam-se pela presença de grande quantidade de materialintercelular. Suas funções são bem variadas: preenchem espaços entre os órgãos, unem outros tecidos e formam estruturas de sustentação do organismo quando rígidos e consistentes.
Existem quatro tipos principais de tecidos conjuntivos: propriamente dito, cartilaginoso, ósseo, conjuntivos especiais.
O tecido conjuntivo propriamente dito esta presente em todos os órgãos e sua função é basicamente depreenchimento dos espaços deixados pelos outros tecidos, servindo de suporte.
A matriz celular ou material intercelular é formado basicamente de água e glicoproteínas, onde se encontram as fibras colágenas, reticulares e elásticas. As fibras colágenas são grossas, flexíveis e resistentes; as fibras reticuladas são finas e dispostas em rede; e as fibras elásticas, mais finas que as colágenas,dotadas de elasticidade.
Entre as células que constituem o tecido conjuntivo têm-se: fibroblastos (produtoras de material intercelular), macrófagos (fagocitam corpos estranhos), plasmócitos (fabricam anticorpos), células adiposas (armazenam gordura) e mastócitos (produzem histamina e heparina).
Há duas variedades gerais de tecido conjuntivo: frouxo e denso. O tecido conjuntivo frouxo preenche osespaços entre os músculos e serve de apoio para os tecidos epiteliais. O tecido conjuntivo denso é rico em fibras colágenas, que lhe conferem resistência à tração. Quando essas fibras estão organizadas em feixes orientados, formam os tendões.
O tecido cartilaginoso é o tecido de apoio das partes moles do corpo. São avasculares (não contém vasos sanguíneos) e a nutrição e oxigenação celular é dada...
tracking img