Resumo de geografia-sol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Geografia
Estrutura vertical da atmosfera
- Troposfera: é a camada inferior em contacto directo com a superfície terrestre onde ocorrem os fenómenos meteorológicos. A sua espessura varia entre os 7 km nos pólos e os 17 km no equador. É constituída por azoto, oxigénio, dióxido de carbono e vapor de água na parte gasosa e também por nuvens, poeiras, bactérias e pólen. O limite superior datroposfera designa-se por tropopausa.
Gradiente térmico vertical – a temperatura diminui em média 6º por km.
Inversão térmica – ocorre quando a temperatura aumenta com a altitude.
- Estratosfera: situa-se entre a tropopausa e os 50 km de altitude. A camada de ozono encontra-se entre os 30 e os 40 km de altitude. O ozono filtra a maior parte da radiação solar ultra violeta, como absorve grandesquantidades desta radiação aumenta a temperatura. O limite superior da estratosfera designa-se por estratopausa.
- Mesosfera: situa-se entre os 50 km e os 80 km de altitude. Devido à absorção da radiação solar a temperatura aumenta. Os gases predominantes são o hidrogénio e o hélio. E encontram-se sobre a forma iónica devido ao aumento da carga eléctrica das partículas.
- Exosfera
A atmosfera e aradiação solar
- O sol constitui a principal fonte de luz e calor do nosso planeta.
- Espectro solar: conjunto de todas as radiações emitidas pelo Sol, em vários comprimentos de onda.
- O sol constitui a principal fonte de luz e calor do nosso planeta.
- A enorme quantidade de energia produzia pelo Sol é enviada para o espaço sob a forma de radiação electromagnética solar, a qual se propagaatravés de movimentos ondulatórios. Esta radiação viaja em vários comprimentos de onda, que no seu conjunto formam o chamado espectro solar.
- Em consequência da enorme distância que a Terra tem do Sol, apenas uma mínima parte da radiação por ele emitida atinge o limite superior da atmosfera. Desta, que é praticamente constante, designada por constante solar, só cerca de metade chega à superfície daTerra, em resultado de inúmeras perdas por absorção, reflexão e difusão que acontecem na atmosfera.
- A absorção é feita pelo ozono estratosférico, vapor de água, dióxido de carbono, poeiras e nuvens (na troposfera) retêm sobretudo radiações de grande comprimento de onda.
- A reflexão ocorre no limite superior da atmosfera, nas nuvens e na superfície terrestre (oceanos, mares…). Albedo: relaçãoentre a quantidade de energia solar reflectida e a quantidade de energia solar recebida por essa superfície. Este é tanto maior quanto mais clara for a superfície sobre a qual a radiação incide, razão pela qual é particularmente elevado nas regiões cobertas de neve.
- Embora parte desta radiação se disperse para a alta atmosfera e para o espaço interplanetário, a verdade é que outra parte acabapor atingir a superfície da terra; é a chamada radiação difusa (radiação solar que é recebida indirectamente pela superfície terrestre).
- A radiação difusa, ao atingir o solo, junta-se à radiação solar directa e forma a radiação global, que é cerca de metade da constante solar.
- Radiação solar: emissão de energia, proveniente do sol, sob a forma de ondas electromagnéticas.
Constante solar:quantidade de energia que recebe, por segundo, cada metro quadrado de superfície exposta perpendicularmente aos raios do sol, na camada superior da atmosfera.
Radiação directa: energia recebida na terra, directamente do sol.
Radiação difusa: parte da radiação solar dispersa, que acaba por atingir, indirectamente, a terra.
Radiação terrestre: radiação de grande comprimento de onda emitida pelaterra.
Radiação solar global: energia recebida pela terra através da radiação directa do sol e radiação difusa.
- A radiação global é absorvida pela superfície da Terra e convertida em energia calorífica, sendo depois reenviada para a atmosfera, através da chamada radiação terrestre.
- Tendo em conta que a quantidade de energia recebida à superfície é igual à devolvida para a atmosfera, através...
tracking img