Resumo de formação economica do brasil

Páginas: 14 (3281 palavras) Publicado: 11 de junho de 2011
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
ALUNO: Túlio Carlos de Lima Silva
TURMA: Ciências Econômicas – 2º Período Noturno

RESUMO

A partir do momento em que o comércio interno europeu em grande crescimento a partir do século XI, começou a nascer um novo episódio: A ocupação econômica nas terras americanas.
Começava a expansão comercial da Europaonde o comércio havia alcançado o patamar de desenvolvimento no século XV.
Com a pressão política, das nações européias (Principalmente a França) sobre Portugal e Espanha, onde para ter direito a terra, tinha que ocupar por completo. Como conseqüência disso, o inicio da ocupação econômica do território brasileiro, foi uma boa medida porque o ouro que existia no Brasil passou na decisão em ocuparde fato, as terras americanas.
Houve um problema, Portugal tinha recursos limitados, a Espanha tinha recursos superiores, mas teve que ceder parte aos invasores, tudo graças ao tratado de Tordesilhas, então a Espanha teve que ceder um pouco um pouco e Portugal tinha que ficar com os letais preciosos de fácil extração, com isso aumentaria a despesa na despesa nessas terras, medida econômicaencontrada.
Com as medidas políticas que foram tomadas, dava-se inicio a exploração agrícola das terras Brasileiras. Os portugueses haviam já iniciado a muito tempo, em produção alta: O Açucar, muito apreciado pelo mercado europeu.
A partir do século XVI, Portugal passou a ser uma empresa comum em relação ao açúcar com os flamengos. Na segunda metade do século XVI, a colonização no Brasil, ganhouforça com a contribuição dos flamengos.
Com a continuidade dos portugueses em terras americanas, a grande empresa agrícola foi ao êxito no século XVI. No século seguinte, Portugal havia dado um passo enorme na ocupação efetiva da parte que lhe caberá, graças ao Tratado de Tordesilhas.
Enquanto a empresa colonizadora agrícola portuguesa davam risos de felicidades, graças aos magníficos resultadosfinanceiros da colonização agrícola, a Espanha fazia cara de triste, graças a descoberta precoce dos metais preciosos.
Como tudo que é bom dura muito, mas tudo tem limite, o monopólio constituído pela empresa portuguesa dava cada vez passos para trás, tudo graças a uma guerra contra a Holanda.
A bem sucedida empresa agrícola brasileira foi bastante prejudicada quando a Espanha se uniu aPortugal. A Espanha estava em guerra contra a Holanda e os holandeses controlavam todo o comércio dos países europeus realizados pelo mar. Dificultaria a distribuição do açúcar.
Os holandeses ocuparam durante um quarto de século grande parte da região produtora de açúcar do Brasil. Aprenderam a tecnologia usada e aplicaram a mesma em terras do Caribe. Acaba com o monopólio.
Houve uma redução de umquarto da produção da sua melhor época. Portugal exportava manufaturas ao Brasil.
Sendo a Espanha o centro de uma inflação que chegou a propagar-se por toda a Europa, não é de estranhar que o nível geral de preços tenha sido persistentemente mais elevado nesse país que em seus vizinhos, o que necessariamente teria de provocar um aumento de importações e uma diminuição de exportações. Emconseqüência, os metais preciosos que a Espanha recebia da América sob a forma de transferências unilaterais provocavam um fluxo de importação de efeitos negativos, sobre a produção interna, e altamente estimulante para as demais economias européias.
No século XVII os holandeses controlavam todo o comércio dos países europeus realizados por mar.
Um dos pontos dessa Guerra (Holanda X Portugal) foi a ocupaçãodos batavos em terras brasileiras, aqui, eles adquiriram as técnicas de conhecimento da empresa açucareira. A partir daí estava perdido o monopólio, que reinou durante quase todos os séculos anteriores.Com isso os preços do açúcar foram reduzidos pela metade.
No século XVI, um dos acontecimentos mais importantes em terras americanas foi o seguimento de uma poderosa economia concorrente no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo formação econômica do brasil
  • Resumo formação econômica do brasil
  • Resumo formaçao economica do brasil cap.1 e 2
  • [Resumo] formação econômica do brasil
  • resumo formação econômica do Brasil capitulo 1 ao 4
  • Resumo Celso Furtado
  • Heb resumo celso furtado formacao economica do brasil
  • Resumo Formação Econômica do Brasil capitulo 1 e 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!