Resumo de filme GLADIADOR

2808 palavras 12 páginas
PRATICA PEDAGOGICA

Neste filme muito bom o General Maximus Decimus Meridius, um gestor ideal para uma equipe de sucesso.
Historicamente, na época do filme Roma estava afundada em corrupção e era governada pelo Imperador Marco Aurélio. O império havia crescido demais, e para manter as fronteiras era necessário muito dinheiro, então os impostos eram exorbitantes. A classe mais rica conseguia viver muito bem, e a mais pobre, como sempre, vivia em uma situação muito difícil.
No filme, o Imperador Marco Aurélio deseja que a corrupção seja varrida de Roma, e designa o General Maximus para sucedê-lo no trono. Maximus era comandante da Legião Félix do Império Romano, fiel ao Imperador, efetivo, motivador, proativo, ou seja, um verdadeiro líder, com qualidades para manter o poder e para entregá-lo quando o Senado estivesse pronto para governar com justiça. O problema é que Marco Aurélio faz isso sem avisar seu filho Commodus, que esperava o pai falecer para assumir o Império. Commodus, ao contrário de Maximus, era um líder com foco na sua imagem pessoal, agressivo e fraco de caráter e decisão. Ele descobre o plano, mata o pai e manda matar Maximus e sua família, que consegue escapar e se torna um escravo, sendo mais tarde comprado por um treinador de gladiadores que o coloca para lutar.
Diante de toda a situação, como ser humano, Maximus teria tudo para desistir, entrar em depressão e se entregar a morte, mas sua força de vontade, sua temperança, a responsabilidade e o desejo de vencer assumido com Marco Aurélio o fazem seguir em frente, tornando-se o melhor entre os gladiadores e líder também entre eles. Percebemos que, independente da situação em que vive, seja como general do exército ou na condição de escravo e gladiador, Maximus detém a liderança entre seus iguais e consegue ter o respeito e a respeito e admiração de todos. Era, em suma, uma maneira de manipular a plebe e mantê-la distante das decisões governamentais.
Na primeira luta no Coliseu, Maximus

Relacionados