Resumo de etinicidade e tolerancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo- ETNICIDADE, ATERIDADE E TOLERANCIA.

Etnia e a definição de um povo marcado por seus traços culturais que lhe dão uma identidade própria. Muito alem dos traços físicos, os contornos daetnia são de natureza essencialmente cultural. A cultura e a parte do ambiente feita pelo homem e pode ser tanto material- ergologia- artefatos, bens tangíveis, construções, ferramentas, instrumentoscomo também imaterial- animologia- como crenças, conhecimentos, valores e aptidões e o conjunto desses elementos constitui aquilo que chamamos de identidade.
A identidade, porem, acompanha a diferença,pois são justamente nas relações entre etnias diferentes que as identidade se projetam, naquele espaço definido por Barth de fronteira interétnica. A comparação de diferentes identidades é denominadade identidade contrastiva.
Quando identidades diferentes se encontram, todavia, como entre etnias indígenas ou não indígenas, ocorre o que Roberto Cardoso de Oliveira entende por fricçãointerétnica. A própria ideia de fricção já insinua um processo de tenso atrito. Nas palavras de Martins “a fronteira tem um caráter litúrgico e sacrificial, por que nela o outro e degredado para, desse modo,viabilizar a existência de quem domina, subjuga e explora.” Então a identidade e a diferença estão, pois, em estreita conexão com as relações de poder.
A visão do outro como diminuído, é o que chamamosde etnocentrismo. Ou seja, a própria etnia como referencia absoluta de humanidade. A do “outro” quando não prosseguia e inferiorizada. O etnocídio foi uma palavra introduzida recentemente, emreferencia a imposição de um processo de aculturação de uma cultura por outra, conduzido a destruição dos valores sociais, morais e tradicionais da sociedade dominada. O etnocídio significa negar a um povo odireito de transmitir e desfrutar sua própria cultura este, entretanto, ainda não foi incorporado pelo Direito Internacional Publica como crime internacional.
Os meios empregados pelo apartheid e...
tracking img