Resumo de ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eduardo Polloni
Resumo – Ergonomia
* Quais são os principais objetivos da ergonomia?
O principal objetivo da ergonomia é adaptar o local de trabalho e o ambiente de trabalho ao trabalhador(indivíduo). Para isso é preciso analisar os riscos ergonômicos e as condições do trabalho, não apenas em nível físico, mas como em nível social, buscando a qualidade de vida no trabalho.
* Quais sãoas ocasiões de contribuição da ergonomia?
A contribuição da ergonomia é classificada de acordo com a ocasião:
- Ergonomia de concepção: a ergonomia é usada para a criação do posto de trabalho, doproduto e da máquina, ou seja, no projeto inicial.
-Ergonomia de correção: acontece quando é necessário adaptar um posto de trabalho (situação real) ou alguma situação no ambiente de trabalho, afim demelhorar a qualidade e quantidade da produção.
-Ergonomia de conscientização: usado para conscientizar o trabalhador dos riscos existentes em sua função, através de treinamento, palestras e cursos.* Taylorismo vs Ergonomia
O taylorismo, apesar de ter sido importante para a industrialização, é um conceito, hoje, desacreditado. No taylorismo o único fator que importa é a quantidade produzida.Neste sistema, acredita-se que o trabalho deve ser dividido em partes e cada funcionário deve fazer sua parte o mais rápido possível, repetidamente, aumentando assim a produção. Lesões como L.E.R.são comuns aos trabalhadores.
Na ergonomia, acredita-se que o funcionário deve se sentir motivado e seguro no ambiente de trabalho, fazendo com que o conforto que o individuo sente aumentará aquantidade produzida, além da qualidade do que produz.
* Enfoque Ergonomico
- Tradicional: A preocupação é o individuo e seus limites físicos. É utilizado para adaptar um posto de trabalho ao individuo esuas condições motoras.
- Global: Além dos princípios utilizados no enfoque ergonômico tradicional, preocupa-se também com a parte cognitiva do trabalho, ou seja, a parte não “palpável” do...
tracking img