Resumo De EAdmP

1514 palavras 7 páginas
MODULO I – Estado e Ação Governamental
Tópico I - Burocracia e Dominação

A humanidade tem se caracterizado pela construção de sociedades fundadas em “estrutura de dominação”. Uma das mais importantes formas de se discutir sobre dominação é que, um forte relacionamento com a ação governamental tem como base a proposta de Max Weber de que a burocracia constitui-se na base principal da dominação social. Max Weber ao analisar a organização do trabalho na sociedade industrializada afirmar ser a burocracia o instrumento mais racional de dominação e ao definir o conceito de burocracia de tipo ideal, apresenta a ideia de que o saber é o principal elemento no estabelecimento e reprodução de uma estrutura de dominação social. Para Weber, há várias espécies de autoridade suprema: Carismático-hereditário (monarquias hereditárias); Carismático-puro (presidente escolhido pelo plebiscito); combinação de tipo carismático com componentes burocráticos (chefe de gabinete). A sociedade exige uma racionalidade finalística que a burocracia não pode atingir, por permanecer citada à legalidade. Com a legalidade torna-se insuficiente como legitimação automática, a ação administrativa torna-se dependente de processos não-legais de legitimação, buscando alternativas por baixo da lei.
Alternativa Supra-Legal: o autoritarismo
Alternativa Sub-Legal: busca de base de sustentação consensual
Alternativa do Consenso Empírico: parece evidente, a questão de legitimidade não apresenta uma saída final e a consequência do impasse é a adoção de duas válvulas de escape-Surtos de Planejamento ou de Reforma Administrativa que, se não evitam o impasse, postergam e obscurecem a crise de legitimidade.

Tópico 2: O processo de formação da vontade política

Segundo Offe, duas teorias sociológicas procuram dar conta da questão do poder: A Teoria do Conflito e a Teoria da Integração.
De acordo com os teóricos do conflito, os sistemas só podem ser entendidos em função do antagonismo entre dominantes e

Relacionados