Resumo de desenvolvimento pessoal profissional

CAPITULO I
COMO VOCE VE O MUNDO?
Essa e uma pergunta que pode ter inúmeras respostas. Um delas e que as pessoas agem e reagem orientadas pela própria visão de mundo.
Visao de mundo
Cada um de nos tem a sua visão de mundo e essa visão exerce grande impacto sobre a nossa forma de agir. Isso e importante, pois nos ajuda a vislumbrar uma perspectiva de vida e nos faz compreender o mundo o e queacontece ao nosso redor.
Tipos de visão de mundo
Visao linear e hierárquica
E uma visão clássica, orientada pelo assim chamado paradigma Newtoniano-Cartesiano. Newtoniano, porque se fundamenta no pensamento do físico e matemático inglês Sir Isaac Newton(1643-1727) e cartesiano porque tem por referencia a base filosófica desenvolvida por René Descartes(1596-1650), físico, filosofo e matemáticofrancês. Alguns paradigmas da visão linear seriam como observados a seguir:
Previsibilidade, certeza, Estabilidade, Ordem, Dominação, Reducionist, Simples, Competiçao e metáfora das maquina.

Visão sistêmica ou holística
E uma visão de mundo baseada na ciência estabelecida desde Descartes e Newton, o Seculo XX viu nascer um debate de natureza epistemológica sobre a sua capacidade de discernimentodas reais dimensões das relações sociais e, por conseguinte, de não ter sido capaz de fornecer instrumentos adequados para o desenvolvimento do ser humano. Alguns paradigmas da visão holistica seriam como observado a seguir:
Imprevisibilidade, Incerteza, Instabilidade, Caos, Desordem, Participaçao, Abordagem Sistemica, Complexa, Metaforas dos Organismos Vivos.

Fenômenos que interferem na visão demundo

Globalização
Conjunto de mudanças de ordem econômica, financeira e politica, que integram os mercados mundiais.
O Desenvolvimento da ciência e tecnologia
A Evoluçao tecnológica esta melhorando a qualidade de vida das pessoas mais do que em qualquer momento histórico passado. (WERBACH, 2010)
A Sustentabilidade
A sustentabilidade define-se por meio de quatro componentes, já extrapoladodo domínio eminentemente empresarial: social, econômico, ambiental e cultural.
As Forças do contexto ambiental
O contexto Ambiental ou o meio ambiente pode ser representados como o conjunto de forças que influenciam nossa vida enquanto individuo.
Visao de mundo e os valores
Valores as a base na formação das atitudes e preferencias pessoais e estão entre as características mais duradouras eestáveis das pessoas.
Mudança, transformação e inovação
Mudança: deixar uma situação conhecida, a qual já estávamos acostumados, para uma nova situação.
Transformaçao: ocorre continuamente ou subitamente, por ação do tempo e em toda parte.
Inovaçao: qualquer mudança que crie valor

CAPITULO II
O MUNDO DO TRABALHO
Trabalho sempre esteve presente, mesmo que de modo intuitivo, na vida do homem. Otrabalho e fundamental na vida do homem
Mercado de trabalho
As mudanças iniciadas com o processo de globalização, as inovações tecnológicas, a concorrência cada vez mais acirrada, a busca da excelência, exigência por qualidade e melhorias continuas resultaram em profundas alteraçoes nas formas de produção. Todas essas mudanças trouxeram em seu bojo transformações tanto positivas como o acesso às novastecnologias, bens e serviços uteis à humanidade, como também um acarga negativa, que se destaca especialmente pela eliminação de muitos postos de trabalho.
Para compreender o mercado de trabalho temos que considerar algumas facetas a seguir:
Mudança na economia mundial, Mudança no padrão de consumo, inovação no processo produtivo, mudanças no perfil do trabalhador, mudanças nas relações detrabalho.
Empregabilidade
As transformações do mundo empresarial parecem exercer forte impacto sobre os padrões de atuação profissional e em função dessa nova realidade, permeada por mudanças e continuas transformações, a palavra Empregabilidade, mesmo sem definição única, passou a ser utilizada nas conversas dos trabalhadores, cos em´resarios, nos meios de comunicação, nas politicas educacionais e...
tracking img