Resumo de desenvolvimento infantil por piager e vygostky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIAGET

Jean Piaget desenvolveu uma nova ciência chamada epistemologia genética, ou seja, o estudo experimental sobre a origem do conhecimento. Para ele, a inteligência era uma função vital básicaque ajudaria o organismo a se adaptar no meio em que vive, produzindo uma relação de equilíbrio entre os pensamentos do indivíduo e o ambiente.
Para Piaget, as crianças deveriam construir seupróprio conhecimento, ou seja, elas são construtivistas, agem sobre as novas experiências para compreendê-las. Sua interpretação sobre essas novas experiências dependem do conhecimento disponível prascrianças o momento.
Ele utilizou o termo esquema para nomear as estruturas mentais que criamos pra representar e interpretar nossas experiências vividas. Piaget nomeou três estruturas intelectuais:esquemas comportamentais, simbólicos e operacionais. O esquema comportamental é um padrão organizado de comportamento que é usado pra representar e responder a objetos e experiências. Os esquemassimbólicos são símbolos mentais internos, como imagens ou linguagem, que o indivíduo usa pra representar os aspectos da experiência vivida. O esquema operacional é uma atividade mental interior que oindivíduo realiza sobre objetos de pensamento.
A organização é um processo no qual as crianças combinam os esquemas existentes (acima explicados) em estruturas intelectuais novas e mais complexas. Oobjetivo disso é promover a adaptação ao ambiente, e ocorre de duas formas: a assimilação e a acomodação. Na assimilação, as crianças tentam interpretar o novo estímulo ou experiência a modelos jáexistentes de mundo que elas possuem, elas tentam se adaptar pela construção de algo familiar. Na acomodação, modificam-se as estruturas existentes pra dar conta de novas experiências. Ambas essas esquemasde organização, a assimilação e a acomodação, se complementam para promover crescimento cognitivo.
Piaget nomeou quatro grades períodos desse desenvolvimento cognitivo, que são uma sequência...
tracking img