Resumo de desenvolvimento em vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap. 2 do Vygotsky (Martha Kohl) : A Mediação Simbólica


Do ponto de vista neurológico, a consciência é um fenômeno de face dupla: de um lado, o estado de vigília, desperto do indivíduo, dado pela formação reticular ativadora e pelas estruturas subcorticais do cérebro; e, do outro lado, a cognição, compreendendo a capacidade de atenção, percepção, memória, linguagem, praxia e intelecto,dependentes do córtex cerebral. Essas funções cognitivas não são “faculdades mentais” indivisíveis e localizáveis em “centros” restritos do cérebro, mas “sistemas funcionais” (Anokhin, 1935), com uma estrutura psicológica complexa, requerendo para o seu funcionamento a cooperação de diferentes regiões cerebrais. Não pode haver cognição sem um estado de vigília ótimo. Segundo Bakhtin (1988), “seprivarmos a consciência de seu conteúdo semiótico e ideológico, não sobra nada. A imagem, a palavra, o gesto significante, etc, constituem seu único abrigo. Fora desse material, há apenas o simples ato fisiológico, não-iluminado pela consciência, desprovido do sentido que os signos lhe conferem”.
Consciência humana ( na história do psiquismo, pela primeira vez, o sujeito destaca-se de sua própriaatividade (espelha-se), atividade que passa a ser o processo de transformação recíproca entre o sujeito e o objeto, em que o objeto se torna sua forma subjetiva (imagem mental) e a atividade do sujeito transforma-se em seus resultados objetivos (produtos), ou, de acordo com Marx ( Marx e Engels, in, Obras escolhidas ), na produção (trabalho social) o sujeito é objetivizado, e no sujeito o objeto ésubjetivizado. (Os 2 parágrafos acima, retirados do texto: Desenvolvimento neuropsíquico: suas Raízes Biológicas e Sociais, de Damasceno, B. e Guerreiro, M. – Unicamp)

Vygotsky dedica-se ao estudo das chamadas FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES ou PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES que tem a ver com a consciência humana.
Angel Pino/ FE Unicamp

O CONCEITO DE MEDIAÇÃO SIMBÓLICA OU SEMIÓTICA É CENTRAL NAOBRA DE VYGOTSKY. Constitui o “elo epistemológico” dos trabalhos de Vygotsky e de outros autores da corrente sócio-histórica da Psicologia. Por “elo-epistemológico” entendo (Angel Pino/ FE Unicamp) um conceito-chave que funciona como operador na articulação dos diferentes componentes de um sistema teórico, conferindo a este unidade e coerência lógicas.A mediação semiótica permite explicar, porexemplo, os processos de internalização e objetivação, as relações entre pensamento e linguagem ou a interação entre sujeito e objeto do conhecimento, questão fundamental da teoria do conhecimento.
A corrente sócio-histórica concebe o psiquismo humano como uma construção social, resultado da apropriação, por parte dos indivíduos, das produções culturais da sociedade através da mediação dessa mesmasociedade (Leontiev, 1978). A apropriação implica um processo de interiorização das funções psíquicas desenvolvidas ao longo da história social dos homens. A interiorização ocorre numa rede complexa de inter-relações que articulam a atividade social dos indivíduos.
Num sentido amplo, mediação é toda a intervenção de um terceiro “elemento” que possibilita a interação entre os “termos” de umarelação. É utilizado para designar a função dos sistemas de signos na comunicação entre os homens e na construção do universo sócio-cultural..
Diferentemente dos animais (têm mecanismos mediadores das relações entre os indivíduos, que são os sistemas sinaléticos), os seres humanos criaram instrumentos e sistemas de signos, cujo uso lhes permite transformar e conhecer o mundo, comunicar suas experiênciase desenvolver novas funções psicológicas. A mediação dos sistemas de signos constitui o que denominou “mediação semiótica”


MEDIAÇÃO – relação do homem com o mundo deixa de ser direta e passa a ser mediada.

A presença de elementos mediadores introduz um elo a mais nas relações indivíduo/meio que se tornam mais complexas. As relações mediadas começam a predominar sobre as diretas.

Há...
tracking img