Resumo de controle de emissoes atmosfericas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Dinamica da temperatura entra a troposfera e estratosfera:
Quando comparamos a troposfera com a estratosfera, verifica-se que os processos na estratosfera ocorrem muito lentamente. A estratosferatem uma estrutura muito estável e existe pouca transferência de ar com a troposfera. O resfriamento da estratosfera é realmente consistente, pois a temperatura estratosférica depende, em parte, daquantidade de energia que recebe da troposfera, as atividades humanas estão emitindo gases que seguram a energia na baixa atmosfera.
* Quais as fontes de poluentes;
Fontes naturais: independem daação humana;
Antropogênicas: Fontes de emissão geradas pela ação do Homem;
Fontes fixas: As indústrias;
Fontes móveis: Os veículos automotores;
Pontuais: Quando o lançamento da carga poluidora éfeito de forma concentrada, em determinado local. Ex: chaminé
Difusas: Quando os poluentes alcançam a atmosfera de modo disperso, não se determinando um ponto específico de introdução. Ex: Queimadas;Primários: São aqueles emitidos diretamente da fonte à atmosfera. Ex.: Material Particulado
Secundários: São aqueles formados na atmosfera por meio de reações químicas entre poluentes primários e/ouconstituintes naturais da atmosfera. Ex.: Ozônio
* Principais Classes de Poluentes :
Compostos de enxofre; compostos orgânicos; compostos de nitrogênios; material particulado; halogenados;compostos de carbono; ozônio.
Material particulado: Aerossol atmosférico são partículas em suspensão na atmosfera. Não é contada a concentração e sim o diâmetro.
Inaláveis (Ø < 10 µm): capazes depenetrar pelo nariz e pela boca
Respiráveis (Ø < 5 µm): capazes de penetrar na região alveolar
* Padrões de qualidade do ar
Padrões primários : são as concentrações de poluentes que,ultrapassadas poderão afetar a saúde da população. Podem ser entendidos como níveis máximos toleráveis de concentração de poluentes atmosféricos, constituindo-se em metas de curto e médio prazo.
Padrões...
tracking img