Resumo de comunicacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Uma revisão cuidadosa deste capítulo indicara um tema comum no que diz respeito a comunicação organizacional. O tema é muito vasto e será normal não abordar todas as suas vertentes, pois poderíamos falar da evolução dos meios de comunicação. Definir comunicação não é uma coisa fácil, pois mediante a profissão, a cultura ou crença esse conceito altera-se.

Assim sendo, Comunicação -significa partilha de informações e não apenas a fala ou a escrita, ela envolve uma ponte de duas mãos, um tráfego duplo por onde transmitem significados que se tornam comuns entre duas ou mais pessoas. A dinâmica organizacional somente é possível quando a organização assegura que todos os seus membros estejam devidamente conectados e interligados. A comunicação não significa apenas falar àspessoas, mais também, ouvi-las. Na realidade, podemos distinguir algumas barreiras a comunicação:

Barreiras pessoais – são interferências que decorrem das limitações, emoções de valores humanos de cada pessoa, as barreiras mais comuns em situações de trabalho são os hábitos deficientes de ouvir.

Barreiras Físicas – são interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo dacomunicação, como por exemplo: uma porta que se abre no decorrer da aula, a distancia física entre as pessoas.

Barreiras Semânticas – são limitações decorrentes dos símbolos dos quais a comunicação e feita, as palavras ou outras formas de comunicação como gestos, sinais e símbolo. Podem ser diferentes sentidos para as pessoas envolvidas no processo e podem destorcer o significado.

Estes tipos debarreiras podem ocorrer simultaneamente fazendo com que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou destorcida.


Processo de Comunicação
O ponto de partida do processo de comunicação é um propósito na forma da mensagem a ser transmitida, ela te um fluxo que vai de uma fonte para outra, daqui surge a ideia que da comunicação perfeita é inatingível, existem evidencias que demonstram haver uma relaçãopositiva entre a produtividade dos trabalhadores e a comunicação eficaz (que inclui percepção de confiabilidade, percepção de exactidão, desejo de interacção, receptividade dos dirigentes e requisitos de informação ascendente), e seus elementos:
A fonte – é o emissor ou recomendador que inicia a comunicação através da codificação de um pensamento, ela envia a mensagem.

Mensagem – ela é transmitidapela fonte, pode ser verbal, escrita e não verbal.

O canal – é o meio através do qual a mensagem navega. A mensagem pode ser enviada por diversificados meios ou canais. A escolha do canal tem um forte impacto no processo de comunicação, porque diferentes pessoas podem ter diferentes competências na utilização de diferentes canais e diferentes mensagens têm adequações distintas a diferentescanais.

A Descodificação – é um dos elementos do processo de comunicação que permite, que a mensagem recebida é interpretada pelo receptor, através da atribuição de um significado a essa mensagem. Esta interpretação pode fazer com que o significado dado a esta mensagem pelo receptor seja diferente daquela que o emissor tinha intenção de transmitir.

Feedback, é a ultima ligação do processo decomunicação, em que se verifica se o que foi recebido corresponde ao que foi transmitido, Permite ao emissor a percepção da diferença entre a, mensagem interpretada pelo receptor e a que tinha intenção de transmitir.

Com a modernização da tecnologia, o fluxo de comunicação esta a ser intensificado em todos sentidos, as comunicações dentro das organizações não são perfeitas, mais elas sãotransformadas ou alterada ao longo do processo, o que faz com que o ultimo a receber, sempre terá informação destorcida. Com tudo, dentro da organização podemos identificar três (3) problemas principais da transformação da informação:

A Omissão, que é a supressão de aspectos das mensagens, mantendo o sentido na sua integra e inalterada. A omissão é mais frequente nas comunicações ascendentes, devido...
tracking img