Resumo de clasificação TPB

1348 palavras 6 páginas
Classificação, Casos e Pesquisa – Transtorno Borderline

Classificação

Os dois mais importantes manuais de referência em doenças psiquiátricas, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – versão IV (DSM-IV) e a Classificação Internacional de Doenças – versão 10 (CID-10) classificam o transtorno Borderline de acordo com os sintomas manifestados pelos pacientes. Abaixo, as listas utilizadas nos dois manuais para o diagnóstico.

DSM-IV

Caracteriza-se por um padrão invasivo de instabilidade nos relacionamentos interpessoais, auto-imagem e afetos, bem como acentuada impulsividade, que começa no início da vida adulta e está presente em uma variedade de contextos, indicado por cinco (ou mais) dos seguintes critérios:

(1) esforços frenéticos para evitar um abandono real ou imaginado
(2) um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos, caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização
(3) perturbação da identidade: instabilidade acentuada e resistente da auto-imagem ou do sentimento de self
(4) impulsividade em pelo menos duas das áreas potencialmente prejudiciais à própria pessoa (por ex. sexo, gastos financeiros, abuso de substâncias, direção imprudente, comer compulsivamente)
(5) recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante
(6) instabilidade afetiva devido a acentuada reatividade do humor (por ex. episódios de intensa disforia, irritabilidade ou ansiedade, geralmente durando algumas horas e apenas raramente alguns dias
(7) sentimentos crônicos de vazio
(8) raiva inadequada e intensa ou dificuldade em controlar a raiva (por ex. demonstrações freqüentes de irritação, raiva constante, lutas corporais recorrentes)
(9) ideação paranóide transitória e relacionada ao estresse ou severos sintomas dissociativos

Classificado CID-10

Transtorno de personalidade caracterizado por tendência nítida a agir de modo imprevisível sem

Relacionados