Resumo de citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A membrana plasmática ou celular separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável pelo controle da penetração e saída da substancia da celular. Por sua diminuta espessura, a membrana plasmática não é visível no microscópio óptico, só podendo ser visto no microscópio eletrônico. Todavia, sua existência já era conhecida antes do microscópio eletrônico graças aoemprego de técnicas indiretas. A observação de quer o volume das células se altera de acordo com as concentrações das soluções em que foi colocadas foi um dos primeiros indícios de existência de membrana celular.
A membrana plasmática participa da numerosa função celular. É responsável pela manutenção da Constancia do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular. Para que as célulasfuncionem, crescem e se multiplicam, é necessário que a substancia seja selecionada e transferidas para dentro da célula e as substancias desnecessárias seja impedidas de penetrar ou, então, eliminadas no citoplasma. Além da membrana plasmática, que será estudado nesse capitulo, as células eucariontes possuem um elaborado sistema de membrana (ex: envoltório nuclear, reticula endoplasmático,mitocôndrias, cloroplastos e complexo de Golgi) que divide a células e compartimentos. As mitocôndria e cloroplastos são subdivididas internamente por membranas, ampliando ainda mais a comparti mentalização intracelular. Assim a célula executa, em separado e com mais eficiência, funções especializadas que não poderia ser realizado em um único compartimento.

2 LIPÍDIOS DAS MEMBRANAS

Os lipídios dasmembranas são moléculas longas com uma extremidade hidrofílica e uma cadeia hidrofóbica. As macro moléculas que apresenta essas características de possuir uma região hidrofóbica e, portanto solúvel em meio aquoso e uma região hidrofóbica, insolúveis em água porem solúveis em lipídios, são ditas anfipáticas. Entre os lipídios freqüentes na membrana celular encontra-se fosfoglícerideos(fosfatidilcolina, fosfatidiletanolamina, fosfatidilserina e fosfatidiltreonina) esfingolipídios e colesterol. Os fosfoglicerideos e os esfingolipídios contem o radical fosfato e são chamados fosfolipídios. Outro constituinte anfipático importante das membranas celulares são os glicolipídios, designação genética para todos os lipídios que contem hidratos de carbono, com ou sem radical fosfato. Os glicolipídiosmais abundantes nas células dos animais glicoesfingolipídios.
As membranas das células animais contêm colesterol, o que não acontece nas células dos vegetais, que possuem outros esteróis. Quanto maior a concentração de esteróis, menos fluida será a membrana. As membranas das células procariontes não contêm esteróis, salvo raras exceções.

3 A MEMBRANA É UMA ESTRUTURA LIPOPROTEICA FLUIDATodas as membranas celulares apresentam a mesma organização básica, sendo constituídas por duas camadas lipídicas fluidas e continuas, onde estão inseridas moléculas protéicas constituindo um mosaico fluido.
As moléculas da camadas duplas de lipídeos estão organizadas com sua cadeira apolar (hidrofóbicas) voltada para o interior da membrana, enquanto as cabeças polares (hidrofílicas) ficam voltadopara meio extracelular ou para o citoplasma, que são meios aquosos. Essas duas camadas lipídicas estão associadas devido a interação hidrofóbicas de sua cadeiras apolares. As proteínas das membranas possuem resíduos hidrofóbicos e hidrofílicos, e ficam mergulhadas lipídicas.

4 PROTEÍNAS DA MEMBRANA PLASMÁTICA

Embora existem diferenças entre o lipídios, que influi nas propriedades das diversasmembranas a atividade metabólica das membranas depende principalmente das proteínas. Cada tipo de membrana tem suas proteínas características, principais responsáveis pelas funções da membrana.
A membrana plasmática possui grande variedade de proteínas, que pode ser dividida em dois grandes grupos, as integrais ou intrínseca e as periféricas ou extrínsecas, dependendo da facilidade de...
tracking img