Bioquímica

O objetivo da Bioquímica é explicar a forma e a função biológica em termos químicos. Uma das formas mais produtivas de se abordar o entendimento dos fenômenos biológicos tem sido aquelade purificar os componentes químicos individuais, tais como uma proteína de um organismo vivo, e caracterizar sua estrutura química ou sua atividade catalítica.

Biomoléculas
Todos os seres vivossão constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões: as macromoléculas. Estas são formadas por um número relativamente reduzido de elementos químicos, principalmente hidrogênio, oxigênio,nitrogênio e carbono. Em termos de percentagem esses elementos juntos perfazem o total de aproximadamente 99% da massa da maioria das células. Eles são os elementos mais leves capazes de formar uma,duas, três e quatro ligações, respectivamente. Em geral os elementos químicos mais leves formam as ligações químicas mais fortes.
As biomoléculas desempenham diferentes funções: estruturais;energéticas; enzimáticas; armazenamento e transferência de informação.
Muitas biomoléculas são polifuncionais, contendo dois ou mais grupos funcionais diferentes, cada um com suas ações químicas características.A “personalidade” química de um composto é determinada pela química de seus grupos funcionais e a disposição desses no espaço tridimensional.

Funções Químicas das Biomoléculas
Hidrocarbonetos;Álcoois; Aldeídos; Cetonas; Ácidos Carboxílicos; Amina; Ésteres.

Biomoléculas X Carbono
A química dos organismos vivos está organizada ao redor do elemento químico carbono, o qual representa mais dametade do peso seco das células, já que os átomos de carbono podem estabelecer ligações simples e duplas com os átomos de oxigênio e com o de nitrogênio. Sua maior importância em biologia é acapacidade de os átomos de carbono compartilharem pares de elétrons entre si para formar ligações simples carbono-carbono, as quais são muito estáveis. Cada átomo de carbono também pode formar ligações... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 08). Resumo de bioquímica - biomoléculas, proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Bioqu%C3%ADmica-Biomol%C3%A9culas-Prote%C3%ADnas/56058.html

MLA

"Resumo de bioquímica - biomoléculas, proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos" TrabalhosFeitos.com. 08 2011. 2011. 08 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Bioqu%C3%ADmica-Biomol%C3%A9culas-Prote%C3%ADnas/56058.html>.

MLA 7

"Resumo de bioquímica - biomoléculas, proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2011. Web. 08 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Bioqu%C3%ADmica-Biomol%C3%A9culas-Prote%C3%ADnas/56058.html>.

CHICAGO

"Resumo de bioquímica - biomoléculas, proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos." TrabalhosFeitos.com. 08, 2011. Acessado 08, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-De-Bioqu%C3%ADmica-Biomol%C3%A9culas-Prote%C3%ADnas/56058.html.