Resumo de biologia - dna & cromossomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Os acidos nucleicos e o codigo genetico
"O código genético é a escrita utilizada pelo DNA para a construção das proteínas"
O DNA (ácido desoxirribonucléico) é um ácido nucléico, assim como o RNA (ácido ribonucléico), esses são encontrados em mitocôndrias, cloroplastos e no citoplasma de seres procariontes. Nos vírus ocorre o DNA ou o RNA, nunca os dois no mesmo vírus.
Nas células eucariotaso DNA encontrado no núcleo está associado a proteinas básicas do grupo das histonas, formando a cromatina. Os cromossomos são, portanto, filamentos de cromatina espiralizados contendo uma sucessão linear de genes.
- A estrutura química dos ácidos nucleicos
Os AciN são polinucleotídeos, ou seja, macromoléculas constituídas por um polímero de Nucleotídeos.
Cada Nucleotídeo é um complexo molecularconstituído pela união de 3 substancias: -ácido fosfórico, -pentose, -base nitrogenada.
- Ácido fosfórico, substancia inorganica comporta por hidrogenio, fosforo e oxigenio (H³PO4), ele faz a ligação entre as pentoses de dois nucleotídeos sucessivos em uma cadeia de polinucleotídeos.
- Pentosas são açucares monossacarídeos cuja cadeia molecular apresenta cinco carbonos. No RNA encontra-se aribose e no DNA encontra-se a desoxirribose.
- Bases nitrogenadas são moléculas orgânicas que apresentam uma estrutura em anel de carbono e nitrogênio. São classificadas em púricas (com anel duplo no esqueleto molecular) ou pirimídicas (com anel simples no esqueleto molecular). Para cada base púrica, existe uma base pirimídica correspondente e complementar.
Bases púricas: Adenina (A) e Guanina (G)[DNA E RNA] | Bases pirimídicas: Timina (T), citosina (C) e uracila (U) [Timina é exclusiva do DNA e a uracila é exclusiva do RNA]

- Cadeia simples e cadeias duplas
No RNA, os nucleotídeos se dispõem de forma linear, formando um filamento simples. No DNA, os filamentos de nucleotídeos são unidos através de pontes de hidrogênio, formando uma cadeia dupla em espiral, configurando uma duplahélice.
As pontes de hidrogênio que ligam os nucleotídeos variam de acordo com os nucleotídeos. Entre a citosina e a guanina, há três pontes de hidrogênio. Entre a timina e a adenina, há duas pontes.
- A estrutura do DNA
Reagente de Feulgen: corante usado para colorir o DNA e o RNA, para o DNA, Feulgen +, para o RNA o Feulgen - .
O modelo de dupla hélice explica o comportamento das moléculas de DNAna reprodução celular e na transmissão das características hereditárias, quando elas se duplicam formando cópias idênticas da molécula inicial. esse processo é chamado de Replicação e autoduplicação.

- A autoduplicação do DNA
A molécula de DNA se abre no meio por ação da enzima helicase, que quebra as pontes de hidrogênio, entre as bases nitrogenadas. Depois utilizando metade da moléculaoriginal como modelo, a enzima DNA-polimerase capta nucleotídeos livres que se encontram na célula e os emparelha ao lado dos nucleotídeos da metade original, segundo a sua complementaridade.
Ao mesmo tempo a enzima DNA-ligase, vai ligando esses nucleotídeos da nova cadeia complementar, originando, assim, nova molécula-filha, cópia idêntica à molécula original.
Em seres eucariontes, que já dispõemde núcleo envolvido pela carioteca, o DNA encontra-se encerrado no núcleo como uma substância difusa, junto a certas proteínas básicas chamadas histonas.

- Biossíntese de proteínas
Proteínas são polipeptídeos formados pela união de aminoácidos através das ligações peptídicas. A sequência de aminoácidos de uma proteína confere a sua estrutura primária, que irá definir o tipo de proteína.
Aquelatabela bonitinha, sempre começando com a Metionina (TAC - UAC).
- Aprenda um pouco mais
O Código genético nas células é decrifrado nos ribossomo, onde ocorre a sintese de proteínas. Nisso é fundamental a participação de moléulas de RNA (RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossômico).
RNAm: é o mensageiro, sintetizado por enzimas do núcleo (RNA polimerase), a partir do filamento de...
tracking img