Resumo de Bases Macomeculares da Constituição Celular

326 palavras 2 páginas
BASES MACROMOLECULARES DA CONSTITUIÇÃO CELULAR

Existe, nas células, preponderância absoluta dos compostos de carbono, embora eles sejam extremamente raros na litosfera ( crosta terrestre). Isso sugere que as primeiras células foram constituídas com esses compostos e que essa seleção foi transmitida as células seguintes, durante o processo evolutivo. As funções vitais dependem da presença de macromoléculas poliméricas de compostos de carbono. Esses polímeros são constituídos pela associação, em numero variável, de unidades ou monômeros, que podem ser iguais, nos homopolímeros, como o glicogênio, ou diferentes, nos heteropolimeros, como os ácidos nucleicos. Os biopolimeros mais importantes são as proteínas, formadas por aminoácidos, os polissacaridios constituídos de monossacaridios e os ácidos nucleicos formados por nucleotidios. e muito comum a associação de macromoléculas para formar complexos como lipoproteínas, glicoglicanas, proteoglicanas e nucleoproteínas ( ácidos nucleicos e proteínas).
A associação entre agua e vida e bem conhecida, e toda célula e obviamente rica em agua. A molécula de agua e um dipolo, cm uma extremidade eletricamente mais negativa ( mais rica em elétrons) do que a outra. Por suas propriedades, as moléculas de agua influem poderosamente nos processos metabólicos, tendo papel também na configuração espacial das macromoléculas e, portanto, na atividade funcional destas.
As proteínas tem papel enzimático e participam da estrutura e dos movimentos celulares. O papel dos ácidos nucleicos e principalmente informacional: constituem os genes e são responsáveis pela expressão da informação nelas contida. Excepcionalmente, o RNA pode ter atividade enzimática. Os lipídios estão presentes em todas as membranas celulares, nas quais tem papel estrutural, e, como depósitos citoplásticos, representam também reserva nutritiva que e metabolizada para fornecer energia para a célula. Os polissacaridios em combinação com proteínas tem papel

Relacionados