Resumo De Aulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia da Educação - Resumo de aulas

VAula 01: A palavra definir dá uma sensação de definitivo, que termina, que é final. A busca do saber e o processo educativo são dinâmicos. Defini-los seria engessá-los. Empobreceria a ideia de filosofia e de educação. A palavra conceito parece-nos mais adequada para começarmos a dialogar. Ela é mais geral, em que pese ser abstrata. Contudo, nospossibilita agrupar e unificar alguns elementos.
Conceito da palavra grega filosofia = amor a sabedoria ou amigo do conhecimento.
Essência = natureza íntima das coisas, natureza que faz uma coisa ser ela mesma e não outra.

Aula 01: Conceito e definição
a palavra filosofia nos dá a ideia de saber, não um saber qualquer, próprio do senso comum, mas um saber sistemático, rigoroso, reflexivo e crítico; não umsaber com um único objeto de estudo, mas um saber dinâmico que procura em sua própria atividade energética demonstrar sua força e poder.
É um saber sistemático porque reúnem o conjunto de partes similares, princípios que regulam certa ordem de fenômenos; rigoroso, porquanto procede de modo exigente, minucioso; reflexivo, uma vez que é comunicativo, estabelece relações; crítico, dado que provocaa crise, a alteração, um ponto de transição decisivo.Mas isto não nos impede de apresentarmos uma definição etimológica da palavra filosofia.
Etimologicamente a palavra filosofia vem do grego: jilosojia (Philosophia), sendo jilo (Philo) amigo, amor e sojia (Sophia) saber. Portanto, jilosojia (Philosophia) é amor à sabedoria ou amigo do conhecimento.
O Ser de uma coisa, qualquer coisa, é suaEssência. A essência é a natureza íntima das coisas; é aquilo que faz com que uma coisa seja o que é; o que faz com que esta coisa seja ela mesma e não outra.
Então, a essência é a estrutura própria de uma coisa. É a estrutura da educação que, junto com a filosofia e juntamente com vocês pretendemos refletir juntos.

Aula 02: Preconceitos sobre a filosofia
Deve-se destruir o preconceito, muitodifundido, de que a filosofia seja algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. Deve-se, portanto, demonstrar, preliminarmente, que todos os homens são “filósofos”, definindo os limites e as características desta “filosofia espontânea” peculiar a “todo o mundo”, isto é, dafilosofia que está contida: 1) na própria linguagem, que é um conjunto de noções e de conceitos determinados e não, simplesmente, de palavras gramaticalmente vazias de conteúdos; 2) no senso comum e no bom-senso; 3) na religião popular e, conseqüentemente, em todo o sistema de crenças, superstições, opiniões, modos de ver e de agir que se manifestam naquilo que se conhece geralmente por “folclore”.
pelaleitura do texto de Gramsci, somos todos filósofos. Isto porque vocês, como eu, temos uma concepção de mundo. Todavia, quando no texto Gramsci nos pergunta o que é preferível, a escolha deve recair no segundo momento, o momento de reflexão crítica e da autonomia do pensar.
Com Gramsci vamos trilhar o caminho da reflexão filosófica ao alcance de todos e que, conforme Epicuro, (341-270 a. C.)filósofo do período helenístico, em sua Carta sobre a Felicidade (A Meneceu), ao enviar suas saudações ao mesmo diz: “Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito”. (Epicuro, 1997, p. 21) Filosofar sobre a educação é rejuvenescer o espírito.


Aula 03:Filosofia e Ciência
Uma ciência, para ser ciência, tem que ter um objeto particular de estudo. O objeto particular de estudo de uma ciência é aquilo com que ela se ocupa, estuda, particularmente.
O todo constitui o domínio da filosofia. A filosofia aparece como um esforço para abarcar a realidade inteira, independentemente do modo como, finalmente, se há de conceber o todo em questão. A filosofia...
tracking img