Resumo de Artigo Prof Dalton Bucceli

1146 palavras 5 páginas
Caroline Celestino Stefano – RA: B31632-2 – Turma: AD7P22

RESUMO DO ARTIGO: “INTEGRANDO OS ATIVOS INTNGÍVEIS NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA REVISITA A MATRIZ SWOT”

INTRODUÇÃO:

O texto abaixo apresenta a conceituação de ativos intangíveis das organizações, demonstrando a importância estratégica para o desenvolvimento organizacional.
Com o aumento da importância da informação e do conhecimento, houve nas organizações uma migração dos ativos tangíveis para os intangíveis, como o humano, estrutural interno e esterno.
Com a globalização, as organizações passaram a perceber que, investir em conhecimento alem do desejável é imprescindível para o aumento do seu valor de mercado. O valor de mercado de algumas empresas – as “As organizações do conhecimento” – segundo Sveiby (1998), super em até TRÊS vezes o valor de seu patrimônio físico. Isso acontece, porque ativos intangíveis estão sendo cada vez mais valorizados pelo mercado.
Sveiby (1998) afirma que durante muito tempo esses ativos não foram contabilizados pelos métodos contábeis tradicionais por não serem “concretos”, ou seja, terem aspecto físico.
Essa nova perspectiva organizacional ressalta a importância da retenção e capacitação dos recursos humanos, obrigando as empresas a desenvolverem estratégias de gestão de pessoas, que sejam derivadas das estratégias organizacionais.
Para Kaplan e Norton (2004), o conhecimento proporcionado pelos empregados constitui a riqueza mais importante das organizações. Os colaboradores que possuem o conhecimento são os principais contribuintes para o êxito das estratégias.
Diante dessas considerações, pode-se perceber que os ativos intangíveis estão adquirindo uma importância estratégica para o desenvolvimento organizacional, embora seus processos de identificação ainda sejam nebulosos ou inexistentes nas organizações.

1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 – ATIVOS INTANGÍVEIS:

Para Edvinson e Malone (1998), os ativos intangíveis surgiram em resposta a um crescente

Relacionados