Resumo de ana, de modesto carone

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra Resumo de Ana, de Modesto Carone, tem duas histórias interligadas, ambas baseada em fatos reais. A primeira, cuja personagem dá nome ao livro, acompanha a rápida (apenas 35 páginas) trajetóriade Ana, uma mulher sofredora que desde pequena acompanha todas as suas tentativas de ser feliz despedaçadas diante de seus olhos. A segunda, "Ciro", emenda com a primeira, relatando agora asdesventuras do filho de Ana. O menino que passou a infância negligenciado pela mãe e renegado pelas irmãs passa a vida buscando a felicidade.
O narrador da obra logo se apresenta como neto de Ana e sobrinhode Ciro, resgatando a memória oral da família que lhe foi transmitida pela mãe Lazinha, filha primogênita de Ana. Porém, são raras as passagens narradas em primeira pessoa, uma razão plausível paraisso é que o narrador quer resgatar as origens de sua família e não colocar sua marca na obra. Mesmo sendo baseada em histórias e experiências verdadeira, o texto não pode ser lido como crônica, mascomo uma novela. Embora seja carregada de dramaticidade, o livro não pode ser considerado um romance, já que nesse gênero a morte é o fim de tudo e na obra de Carone a história continua mesmo após amorte de Ana.
Embora suas trajetórias tenham sido diferentes, mãe e filho tiveram histórias bastante semelhantes. Ambos nasceram no interior de São Paulo, ela em 1887, ele em 1925. Ambos viverampenosamente, oprimidos pela necessidade e pela inclinação a sonhar com conforto e alegrias que nuca alcançaram. Suas vidas não tem nada de notável, mas se tornam bons contos devido a grandiosidade dada peloautor as histórias.
Um ponto interessante do livro é que algumas histórias se repetem nas duas partes, mas com pontos de vistas diferentes, embora contadas pela voz do mesmo narrador. Algumaspassagens que na primeira parte ficam em segundo plano, em Ciro se tornam momentos cruciais na vida do personagem. Um exemplo disso é o modo como Ciro era tratado pela mãe. Na história de Ana vemos que ela...
tracking img