Resumo de aconselhamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resu
No processo de Aconselhamento não chamamos a pessoa que está recebendo o atendimento de PACIENTE (pois paciente para o AP, é uma pessoa passiva), Chama-se Cliente, (pois está palavra exprime mais uma pessoa ativa, alguém que sabe o que quer).

OBJETIVO:
O objetivo do aconselhamento concebido, amplamente, é capacitar o cliente a dominar situações da vida, a engajar-se em atividade queproduza o crescimento e tomar decisões eficazes. Com o resultado de ter o controle sobre as adversidades atuais e as oportunidades de seu presente e futuro. Isso através de enfoque em problemas COGNITIVOS e AFETIVOS. No processo genérico do aconselhamento tem uma abordagem onde o individuo no decorrer do atendimento venha tendo maior percepção (insight) da relação sua com seu ambiente sendo maisefetivo no mesmo.
“Um objetivo comum do aconselhamento, é que o cliente melhore o seu próprio autoconceito e passe a julgar-se uma pessoa mais competente, amável ou merecedora (KELLEY, 1955)”
“O aconselhamento é uma atividade para ser trabalhada com indivíduos que cujo o comportamento é relativamente normal e que estão experimentando problemas de desenvolvimento ou ajustamento (kotherC.Brow,1996)”
Ex: uma pessoa que era solteira e casa-se, enfrenta problema neste matrimônio está vivendo um problema de AJUSTAMENTO.

Existem dois modos de objetivo dentro o processo do aconselhamento
1- Objetivos resultantes: resultados pretendidos pelo aconselhamento
2- Objetivos processuais: são acontecimentos durante as sessões.
Que podem ser ações do conselheiro exemplo, ouvir maisatentamente meu cliente e compreender melhor o significado de suas preocupações, ou proporcionar que o cliente sinta mais segurança. Ou do cliente algumas atitudes que já tem mudanças durante o processo.

As características marcantes do Aconselhamento são:
Mais diretivo mais curto que a psicoterapia, trabalha mais com questões do desenvolvimento, trabalha o aqui e agora, trabalham mais osuperficial.
Uma característica marcante que diferencia a PSICOTERAPIA do ACONSELHAMENTO é que A questão do ACONSELHAMENTO TRABALHAR MAIS O AQUI E AGORA. E na PSICOTERAPIA EU ME APROFUNDO MAIS.
EX:PSICOTERAPIA: Uma pessoa que tem problemas de ser comandada, pelo chefe, eu trabalho com a figura paterna.
Ex: ACONSELHAMENTO; utilizando o mesmo exemplo eu trabalho com o presente e acabo que por consequênciamexendo no passado.


Preceitos fundamentais da ajuda efetiva
1- Compreensão
O conselheiro deve ter uma compreensão total do comportamento humano e ser capaz de aplica-lo a cada situação apresentada de cada cliente.
Diagnóstico e levantamento de hipóteses são o que se baseia este preceito, onde o diagnótico tem duas funções, uma de descrever padrões e comportamentos e outra de explicaresses padrões levantados. No levantamento de hipoteses desenvolve-se tentativas de explicações , confirmando sua validades e usa-las para direcionamento do aconselhamento. Sempre com a ressalva de dois : um é tomar cuidado para não rotular o cliente, E outro é um diagnóstico ineficaz que resultam e em esforços de ajuda contraprodutivos.

2- Mudança no cliente

O OBJETIVO DO CLIENTE, oobjetivo final da experiência do aconselhamento é ajudar o cliente a operar algum tipo de mudança que ele julga satisfatória. Se não houve uma mudança EXPLICITA NO COMPORTAMENTO, o aconselhamento não funcionou. A MUDANÇA REAL e DORADOURA, SURGE quando o cliente desenvolve NOVAS PERCEPÇÕES SOBRE SI MESMO, SOBRE AS PESSOAS SIGNIFICATIVAS E SOBRE A VIDA, UTILIZAR o mínimo de energia psíquica, sendo maisfuncional possível (disfuncional, para funcional)Ajudar as pessoas a tomarem decisões importantes.
Obs: é muito importante entender sobre desenvolvimento, para diferenciar e comparar o paciente com uma pessoa saudável.
Colocar na ficha de atendimento o diagnostica os procedimentos, e o objetivo do atendimento, para no final ver se chegou aos objetivos (para ver se teve evolução etc) ANOTACAO...
tracking img