Resumo das teorias psicologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias :
Visão behaviorista John Watson; os psicólogos precisavam usar métodos objetivos e estudar comportamentos observáveis.
Premissas dos benhavioristas:
Os psicólogos devem estudar os eventos ambientais (estímulos) e os comportamentos observáveis (respostas). Aprender pela experiência é a principal influencia sobre o comportamento e um tópico central de investigação
A introspecção deveser substituída por métodos objetivos (experimentação, observação)
O comportamento de animais não humanos deve ser investigado paralelamente ao comportamento humano porque os organismos simples são mais fáceis de estudar e entender do que os complexos
Os psicólogos devem voltar-se para objetivos científicos: descrição, explicação, predição e controle. Devem também desempenhar tarefas praticascomo aconselhamento de parentes, legisladores, educadores e homens de negocio
Behaviorismo contemporâneo:
Eles ainda investigam estímulos, respostas observáveis e aprendizagem mas também estudam cada vez mais complicados fenômenos que não podem ser observados diretamente por exemplo, amor, estresse, empatia e sexualidade. As principais características do benhaviorismo moderno são seu forteenvolvimento com a formulação de perguntas claras e precisas e o uso de métodos relativamente objetivos na condução de pesquisas cuidadosas.

Psicologia cognitivista:
Não rejeitaram o benhaviorismo inteiramente. Eles incorporavam o principal principio benhaviorista: faça perguntas precisas e conduza a pesquisas objetivas. Ao mesmo tempo, sentiram-se livres para basear-se em suas própriasintrospecções e nos comentários dos participantes de pesquisas sobre o que ocorria na mente deles.
Premissas:
Os psicólogos devem concentrar-se em processos, estruturas e funções mentais. É a mente que dá ao comportamento seu caráter distintivamente humano.
A psicologia deve ter como objetivo conhecimento e aplicações praticas ( se entendermos mais da memória, por exemplo, podemos melhorar o ensino).
Aauto observação, ou introspecção, e os autos relatos são uteis. Todavia, há uma tendência para métodos objetivos.
O fato de ser possível desempenhar dois complicados procedimentos mentais simultaneamente sugere que a atividade cognitiva humana é um conjunto de habilidades adquiridas, e não a operação de um mecanismo fixo. Nenhum mecanismo rígido parece limitar a quantidade de informação que umindividuo pode colher de uma fonte enquanto atende a uma outra. A pratica capacita as pessoas a fazer o que parece impossível.
Visão humanista
As pessoas veem o mundo de sua própria e única perspectiva, para obter conhecimento valido sobre qualquer qualidade ou experiência humanas, é preciso focaliza-las tendo como base diferentes quadros referenciais, da forma que os diversos indivíduos aexperiências. Em outras palavras, a interpretação subjetiva é central a toda atividade humana e não pode ser ignorada. Os humanistas enfatizam o individual, o excepcional e o imprevisível.
Psicanálise:
Os psicólogos devem estudar as leis e os determinantes da personalidade (normal e anormal) e tratar os distúrbios mentais.
O inconsciente é um importante aspecto da personalidade. Trazer o que éinconsciente para o consciente é uma terapia essencial para distúrbios neuróticos.
A personalidade é mais apropriadamente estruturada no contexto de um longo e intimo relacionamento entre paciente e terapeuta. A medida que o paciente relata o que lhe ocorre na mente, o terapeuta analisa e interpreta os dados e observa o comportamento forma continua.
Skinner e a tecnologia Operante
Ele sempreinsistiu que o comportamento observável é o único interesse apropriado ao psicólogo.
A pesquisa de Skinner conduziu a uma sofisticada tecnologia de ensino conhecida como modificação do comportamento, hoje usada no mundo inteiro.
Defini-se modificação do comportamento como a aplicação da técnica de aprendizagem, e de outras técnicas psicológicas experimentalmente derivadas à modificação de...
tracking img