Resumo das nr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL



ALUNOS : JONAS LOUREIRO SANTOS
ROMILSON PAULO DE OLIVEIRA
BRUNO PAIVA DE ALBUQUERQUE

PROF.: Drº BEDA BARKOKEBAS

DATA : 20 DE SETEMBRO DE 2010.

Recife - Pernambuco
NR-1 –DISPOSIÇOES GERAIS
As NR são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Importância e funções do S S S T Funções e competência da D R T.
NR-2 - INSPEÇÃO PRÉVIA
Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação desuas instalações ao Órgão do Ministério do Trabalho.
NR-3 - EMBARGO E INTERDIÇÃO
A D R T ou D T M, conforme o caso, à vista de laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar a obra.
NR-4 - SERVIÇO ESPECIALIZADO
Empresas privadas ou públicas, que possuamempregados regidos pela CLT, manterão obrigatoriamente Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, vinculados à graduação do risco da atividade principal e do número total de empregados do estabelecimento.
NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Asempresas privadas, públicas e órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela CLT ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento, por estabelecimento, uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.
NR-6 - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Para os fins de aplicação desta NR, considera-se EPI todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinadoa proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados gratuitamente.
NR-7 - EXAMES MÉDICOS
Esta NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, cujo objetivo é promover epreservar a saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
NR-8 - EDIFICAÇÕES
Esta NR estabelece requisitos técnicos mínimos que devam ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham.
NR-9 - RISCOS AMBIENTAIS
Esta NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores comoempregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

NR-10 - ELETRICIDADE
Esta NR fixa as condições mínimas exigidas para garantir a segurança dos empregados que trabalha em instalações elétricas, em suas etapas, incluindoprojeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação e ainda, a segurança de usuários e terceiros.
NR-11 - MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS -
Esta NR estabelece normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. O armazenamento de materiais deverá obedecer aos requisitos de segurança para cada tipo de material.
NR 12 – Máquinase Equipamentos
Regulamenta e instrui como devem ser os procedimentos obrigatórios nos locais onde são utilizados máquinas e equipamentos. A referida norma fala como deve ser o piso onde serão instaladas as máquinas e equipamentos, instrui como devem ser as áreas de circulação e os espaços em torno das máquinas e equipamentos, estabelece as distâncias mínimas entre máquinas e equipamentos,...
tracking img