Resumo das normas da abnt 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO NORMAS DA ABNT

1. Papel branco
2. Formato A-4
3. Digitado em somente uma face da folha
4. Fontes: Arial ou Times New Roman
5. Tamanho da Fonte 12
6. Tamanho da fonte para citações longas (com mais de 3 linhas) 10
7. Espaçamento entrelinhas 1,5
8. Citações longas e referências bibliográficas espaçamento simples
9. Cada item do trabalho deve iniciar-seem uma nova página. Os títulos devem estar separados do texto por um espaçamento duplo
10. O trabalhao deve estar com páginas numeradas em algarismos arábicos (1,2,3...). os núemros devem estar no canto superior direito sendo que o último número deve estar alinhado com a margem direita
11. Todas as folhas do trabalho deverão ser contadas, sequencialmente, a partir da folha de rosto, porém anumeração somente será COLOCADA a partir da introdução.
12. Margens superior e esquerda 3 cm
13. Margem inferior e direita 2 cm


1. CITAÇÃO-É a menção, no texto, de uma informação extraída de outro autor, de um documento (é dar o devido crédito ao autor da idéia).



CITAÇÃO DIRETA-Reprodução exata do original, respeitando-se até eventuais incoerências, erros de ortografia e/ouconcordância verbal/nominal. Coloquem a expressão latina “sic” imediatamente após o erro e isto indicará “estava assim mesmo no original”.
Exemplo:
Segundo Betelheim (1992, p. 32) “o ato de amamentar é um elo primitivo que favorece a proximidade humana”.

No caso de citação direta com mais de 3 linhas (citação longa) ela deve ter um recuo de 4 cm da margem esquerda, letra menor do que autilizada no texto, sem aspas,

EXEMPLO:
Consideramos que uma forma de reduzir a pobreza teria sido um ataque direto á concentração de riqueza, em vez de uma inútil expansão dos serviços governamentais. Em qualquer caso, a concentração de riqueza, não a pobreza, deveria ser responsabilizada pelo maciço crescimento dos gastos sociais desde a década de 60 (BADRA, 1990, p. 258).CITAÇÃO INDIRETA - Resumo ou paráfrase de um trecho de determinada obra. Poderá ser necessário quando se tratar de texto muito longo, do qual se quer extrair apenas algumas idéias básicas, fundamentais.

EXEMPLO:
A experiência demonstra que os mercados agrários são muito instáveis e sofrem fortes oscilações e preços (FERNANDES, 2001)




CITAÇÃO DE CITAÇÃO - É citar um autor quefoi citado no documento em que se tem em mãos. Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

EXEMPLO:
Klingbiel e Pinker (1979 apud LANCASTER, 1993) comparam o resultado da indexação com auxílio de computador com os resultados da indexação feita por seres humanos.








Obs.: É OBRIGATÓRIO apresentar a referência completa da fonte de qualquerdocumento citado direta ou indiretamente. No caso de citação de citação referenciar somente o documento consultado.




CITAÇÃO DE DOCUMENTO COM ATÉ 3 AUTORES


EXEMPLO:
Os teóricos da sociedade da informação entendem que ela gera mudanças fundamentais, na sociedade, sendo o trabalho e o capital substituídos, com variáveis básicas da sociedade industrial pela informação e o conhecimento(AKUTSU; PINHO; FARIA, 2002)


1.5 CITAÇÃO COM MAIS DE TRÊS AUTORES

EXEMPLO:
A preocupação com o destino da humanidade estimulou o movimento ecológico dos anos 1990, hoje ainda sem força para conter o avanço da destruição ambiental (EGRY et al., 2002).



1.6 CITAÇÃO DE DOCUMENTO DE MESMO AUTOR E MESMA DATA DE PUBLICAÇÃO

EXEMPLO:
RIBEIRO (2002a)
RIBEIRO (2002b)




1.7 CITAÇÃO DEINFORMAÇÕES ORAIS (PALESTRAS, DEBATES, COMUNICAÇÕES E AULAS)

EXEMPLO:
O setor bancário é considerado uns dos que mais se preocupam com a segurança das assinaturas digitais (informação verbal).




1.8 CITAÇÃO COM DESTAQUE OU ÊNFASE - Ênfase ou destaque deverão ser indicadas com grifo (sublinhado), itálico ou negrito.
Na citação, indicar (grifo nosso) entre parênteses logo após...
tracking img