Resumo das gramaticas Castilha e Cunha

436 palavras 2 páginas
Resumo: Gramáticas – Castilho e Cunha – Verbos.

Castilho: O autor utiliza uma linguagem mais informal e foca mais nas propriedades do verbo antes de entrar na parte de tempos, modo e aspecto.
Além disso, o autor ainda utiliza vários exemplos, assim, facilitando o estudo do leitor. Outra parte muito interessante de mencionar é que você sempre encontrará na gramática um box onde há comentários do autor, deixando tanto um clima mais descontraído quanto ajuda a compreender mais a matéria. Outro foco interessante é que o autor sempre utiliza a linguagem do povo tanto nos exemplos mas também, palavras, frases ou sentenças que o português brasileiro perdeu ou que anda em desuso. Ele usa tanto isso mas também, sempre faz comparações quando chega a um assunto novo. No entanto, o autor coloca uma observação interessante na gramática: O verbo nem sempre é quem rege a oração/sentença/frase. E sim, muitas vezes, auxilia. Na maioria das vezes, o autor sempre cita várias formas de colocar pronomes, adjetivos, advérbios e etc... para substituir o verbo ou o substantivo nas frases. Há também sempre no final do capítulo, uma parte para exercícios e sumários com lembretes.
MODO,TEMPO E ASPECTO:
Na parte de tempo, aspecto e modo, o autor começa apresentando o capítulo mostrando uma opção para estudar o verbo:
1 – Comparando com as tipologias sintáticas.
Ainda valorizando a facilidade de aprendizado do leitor, o autor sempre coloca um box ao lado pondo o significado de algumas palavras. Como no caso da parte de ‘’aspectos’’ no capítulo de verbos. Ainda no mesmo capítulo, o autor explica o que seriam os aspectos imperfeito, perfectivo e iterativo. Ele aplica comentando que a interpretação deve ser feita na fala. Outro ponto interessante é que o autor coloca é que não devemos focar os tempos verbais só no que a gramática diz e sim, para as nossas necessidades para nos expressarmos tanto no tempo real quanto no tempo imaginário.

Cunha: Já para este autor, o

Relacionados

  • 7969 19193 1 PB 4
    52119 palavras | 209 páginas
  • 335 Livro Da Disciplina Cultura Surda E Libras
    64427 palavras | 258 páginas