Resumo das Aulas Temas 01 a 04 de Projeto Multidisciplinar II

Páginas: 39 (9524 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
Aula-tema 01: Dificuldades de Aprendizagem e Brinquedoteca: visão ecológica
Crianças que apresentam dificuldades escolares ou alterações comportamentais, frequentemente são indicadas para atendimento psicológico. Caso o psicólogo dirija a sua atenção unicamente à criança e suas dificuldades, sem levar em consideração o ambiente em que ela vive o contexto familiar e demais característicassocioculturais, pode, de certa forma, intervir positivamente, porém, as intervenções nem sempre trazem resultados significativos para as dificuldades escolares manifestadas pela criança.
Ao perceber essa realidade, Azevedo (2010), propõe um novo modelo de ação e de trabalho que pode ser mais eficiente no diagnóstico e atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem: a criação de umaBrinquedoteca com a intenção de atuar em um trabalho diagnóstico e de intervenção com crianças que apresentam dificuldades escolares. Nesse espaço a ideia é a de trabalhar com a criança por meio do jogo infantil, que pode integrar fatores cognitivos, sociais, afetivos, motores e de linguagem, possibilitando a ela um desenvolvimento pleno, com a valorização da livre expressão de quem não encontra esse espaçonos ambientes frequenta.
Nessa perspectiva, o trabalho realizado vai além da relação entre a criança e o psicólogo, uma vez que procura estabelecer contatos com a escola, a família e demais setores de sua convivência. Por ser um trabalho integrado, seus efeitos podem interferir positivamente no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Tais princípios vão ao encontro dospreceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei aprovada em 1990, que visa garantir os direitos fundamentais para a vida e pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.
O trabalho preventivo realizado no espaço da brinquedoteca valoriza o jogo e o brinquedo como promotores do desenvolvimento infantil, sendo considerados elementos que favorecem o aumento da resiliência em crianças. Esseambiente adequado facilita o entendimento das queixas escolares por articularem ações entre a história pessoal, familiar e escolar da criança. Esse contexto permite a reflexão do por que algumas crianças, com inteligência, acuidades e comportamentos motores e socioemocionais considerados adequados para a idade, não aprendem a ler, a escrever e a contar como as demais.
O ato de aprender envolvesituações complexas e de naturezas diversas, e, assim, um enfoque tradicional que procura explicações para as dificuldades do aluno nele mesmo e, ainda, força-o a aceitar o sistema de ensino como ele é, não questionando a sua qualidade, e sem considerar a multiplicidade de fatores que nele interferem, nem sempre pode ser considerado eficiente para auxiliar a criança em suas dificuldades de aprendizagem. Ummodelo alternativo centrado no ambiente, no contexto escolar, familiar, social e emocional da criança pode ser aquele que, em uma brinquedoteca, utiliza o jogo e o brincar como estratégias para atuar em situações nas quais são diagnosticadas e prevenidas as dificuldades de aprendizagem.
Apoiada em diversos teóricos, Azevedo (2010) explica que não há consenso para a definição de dificuldadesescolares. Para Patto (1997), dentre outros autores, o termo fracasso escolar denomina aqueles sujeitos que são incapazes crônicos de permanecer na escola pelo menos até o final do Ensino Fundamental, não garantindo, assim, os benefícios da escolarização. Fonseca (1981), afirma que a criança com dificuldades de aprendizagem é aquela que apresenta uma discrepância entre o potencial atual e o esperado.Também são apontados estudos que creditam as dificuldades de aprendizagem aos problemas nutricionais, visão essa tida como preconceituosa, uma vez que tendem a reproduzir as expectativas de fracasso escolar para crianças provenientes das classes populares.
Antes de prosseguir, é necessário estabelecer a diferença entre “dificuldades de aprendizagem” e “distúrbios de aprendizagem”. É importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO MULTIDISCIPLINAR III Aula Tema 01 04
  • Projeto Multidisciplinar II da aula tema 01 á 06
  • Projeto Multidisciplinar II Aulas-Tema 3 a 8
  • VA Projeto Multidisciplinar III Aula 01 Temas 01 02 Impressao
  • VA Projeto Multidisciplinar III Aula 04 Temas 07 08 Impressao
  • Aula tema 6 projeto multidisciplinar
  • Aula tema 5 projeto multidisciplinar
  • Projeto Multidisciplinar II Questões para Acompanhamento da Aprendizagem Aula tema de 5 a 8

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!