Resumo da unidade 1 - marilena chauí - convite à filosofia (para direito)

Resenha da Unidade I do livro Convite à Filosofia – Marilena Chauí




A partir da leitura e análise desta primeira unidade do livro ‘Convite à Filosofia’, fica clara a importância dopensamento e questionamento filosófico na busca por uma sociedade mais justa e equilibrada. Já na introdução, a autora faz questionamentos extremamente pertinentes no que diz respeito a conceitos de certo eerrado, justo e injusto; questiona de maneira implícita conceitos que nos sugerem uma reflexão profunda sobre temas como alteridade e etnocentrismo; proporcionando assim uma noção inicial danecessidade de se desenvolver um pensamento filosófico.
Ao questionar a finalidade da filosofia, desde sua origem, seu desenvolvimento, suas investigações; a autora instiga dúvidas diversificadas sobresuas aplicações, e com isso promove reflexões a respeito de diversos assuntos. Desde as atividades mais simples do nosso dia-a-dia, até questionamentos consideravelmente complexos. A partir daí começa aficar ainda mais interessante o desenvolvimento do pensamento filosófico considerando a realidade de um estudante de direito. Para solucionar efetivamente as diversas questões jurídicas elegislativas de uma sociedade em profunda e constante transformação, faz-se extremamente necessário o desenvolvimento do pensamento filosófico, para que o Bacharel não se torne apenas um operador de textoslegai; para que se possa contribuir de fato e de maneira condizente com a velocidade das transformações sociais, sem apenas se utilizar da aplicação de leis que não mais correspondem com a realidade atual,seja em sua semântica, seja interpretação literária atual.
Falando ainda da introdução, é possível observar o surgimento de três perguntas-chave: O quê, por que e para que. Esses trêsquestionamentos são utilizados, segundo a autora, para nortear a denominada Reflexão Filosófica. Ato que consiste em voltar esses questionamentos para si mesmo. Diferentemente da Atitude Filosófica – onde as...