Resumo da unidade 1 - marilena chauí - convite à filosofia (para direito)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1993 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha da Unidade I do livro Convite à Filosofia – Marilena Chauí




A partir da leitura e análise desta primeira unidade do livro ‘Convite à Filosofia’, fica clara a importância do pensamento e questionamento filosófico na busca por uma sociedade mais justa e equilibrada. Já na introdução, a autora faz questionamentos extremamente pertinentes no que diz respeito a conceitos de certo eerrado, justo e injusto; questiona de maneira implícita conceitos que nos sugerem uma reflexão profunda sobre temas como alteridade e etnocentrismo; proporcionando assim uma noção inicial da necessidade de se desenvolver um pensamento filosófico.
Ao questionar a finalidade da filosofia, desde sua origem, seu desenvolvimento, suas investigações; a autora instiga dúvidas diversificadas sobresuas aplicações, e com isso promove reflexões a respeito de diversos assuntos. Desde as atividades mais simples do nosso dia-a-dia, até questionamentos consideravelmente complexos. A partir daí começa a ficar ainda mais interessante o desenvolvimento do pensamento filosófico considerando a realidade de um estudante de direito. Para solucionar efetivamente as diversas questões jurídicas elegislativas de uma sociedade em profunda e constante transformação, faz-se extremamente necessário o desenvolvimento do pensamento filosófico, para que o Bacharel não se torne apenas um operador de textos legai; para que se possa contribuir de fato e de maneira condizente com a velocidade das transformações sociais, sem apenas se utilizar da aplicação de leis que não mais correspondem com a realidade atual,seja em sua semântica, seja interpretação literária atual.
Falando ainda da introdução, é possível observar o surgimento de três perguntas-chave: O quê, por que e para que. Esses três questionamentos são utilizados, segundo a autora, para nortear a denominada Reflexão Filosófica. Ato que consiste em voltar esses questionamentos para si mesmo. Diferentemente da Atitude Filosófica – onde asperguntas são “o que é”, “como é” e “por que é”; perguntas essas utilizadas para se determinar essência, significação ou estrutura e origem – a reflexão filosófica visa conhecer a capacidade e a finalidade humanas para conhecer e agir. Sendo assim conclui-se que o pensamento filosófico se estrutura de maneira sistemática, considerando parâmetros lógicos que racionais, que possam ser provados, paraque não se estabeleçam regras baseadas em “eu acho que”, mas em “eu penso que”. Ainda nesse contexto, foi citado o fato de o senso comum se confunde a respeito do que é o pensamento filosófico. Há o costume de se dizer “essa é a minha filosofia” ou “essa é a filosofia de fulano”. Há um engano ao se dizer isso, mas é também perceptível a busca instintiva do ser humano em encontrar coerência esistematização em seu modo de agir e pensar.
Ao estabelecer o pensamento sistêmico dentro dos questionamentos filosóficos, a autora chega uma pergunta chave: Como definir a filosofia? E assim, ela nos conduz a quatro definições gerais. A filosofia seria uma Visão de Mundo – definição extremante ampla que se confunde com ciência, religião, cultura – e por conta de sua amplitude e dificuldade dedefinir o trabalho filosófico, não pode ser aceita; Sabedoria de Vida – que nos conduziria a uma vida mais justa, sábia e feliz – que não define o que é e nem o que faz a filosofia, e por isso também não pode ser aceita; esforço racional para se entender o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido – tentativa de definir através de uma única disciplina abranger todos os conhecimentos– prática que a própria filosofia desconsidera e também por isso não pode ser aceita; e uma fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas – definição que capta a filosofia não como ciência, mas sim como análise, como reflexão e como crítica – portanto, configurando assim, uma abordagem mais justa, concreta e útil.


Na primeira unidade sobre a filosofia traz a origem, o...
tracking img