Resumo da teoria de lawrence e lorsch

Páginas: 2 (447 palavras) Publicado: 26 de abril de 2013
O interesse de Paul Lawrence em seu eventual campo de estudo foi provocado pelos confrontos violentos entre trabalho e gestão na indústria automobilística. "Eu me lembro de pensar que deve haveralguma maneira de evitar essas lutas", disse ele em uma entrevista a Escola Harvard Business 1997. "Eu queria me preparar para fazer algo útil sobre estas situações." A busca desse objetivo levou Lawrencea fazer essa pesquisa juntamente com Lorsch para verificar como o meio ambiente influenciava os meios industriais. A pesquisa envolveu dez empresas de três diferentes meios industriais – plásticos,alimentos empacotados e recipientes (containers). Eles concluíram então que os problemas organizacionais básicos são a DIFERENCIAÇÃO e a INTEGRAÇÃO.
CONCEITO DE DIFERENCIAÇÃO:
“Consiste na divisãoem departamentos ou subsistemas , em que cada departamento desempenha a sua parte correspondente no ambiente e que é relevante para o desempenho da sua tarefa.”

Ou seja, cada qualdesempenhando uma tarefa específica para o contexto ambiental também especializado, no caso dei o exemplo de -----------------------------------------. Cada departamento reage unicamente a quela partedo ambiente que é relevante para sua própria tarefa especializada.
CONCEITO DA INTEGRAÇÃO:
“Processo que contém o esforço convergente e unificado dos diversos departamentos para atingir os objetivosglobais da organização.”
Ou seja a integração refere-se ao oposto, seria então o processo gerado por pressões vindas do ambiente da organização no intuito de obter unidade de esforços e coordenaçãoentre os vários departamentos.
AMBOS OS ESTADOS- diferenciação e integração- são opostos e divergentes: quanto mais diferenciada é uma organização, mais difícil é a solução dos pontos de vistas quecausam conflitos nos departamentos, e mais difíceis a colaboração que funcione de fato. À medida que o sistema crescem de tamanho, diferenciam-se ( forma-se departamentos), o funcionamento dessas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria contingencial- pesquisa de lawrence e lorsch
  • TEORIA DA CONTINGÊNCIA – PAUL R. LAWRENCE E JAY W. LORSCH
  • PESQUISA DE LAWRENCE E LORSCH
  • As teorias de lawrence kolberg
  • Resumo de teorias
  • resumo
  • resumo de teorias
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!