Resumo do capítulo 1 do Livro “Teoria da Constituição” de Carlos Ayres Brito
O capítulo 1 do livro de Carlos Ayres de Britto fala essencialmente sobre a relação de Deus e o poder constituinte. Começa falando sobre um questionamento de seu filho Marcel sobre Deus poder tudo ou não e acaba recompondo sua idéia sobre esse assunto ao afirmar que Deus pode tudo menos deixar de poder. Afirmando isso, ele deixou claro que Deus tem então um poder limitado apesar da crença geral de que ele pode tudo. Essa discussão também pode ser aplicada ao Poder constituinte, diz Briitto, pois ajuda na compreensão do que é o poder constituinte porque há uma maior variedade deobras literárias sobre Deus que servem de base.
Ele faz uma comparação bem clara quando diz que assim como nenhuma instância mundana pode assumir papel de Deus, nenhum outro poder pode se travestir de poder constituinte nas suas qualidades específicas. Depois disso ele passa a falar sobre o poder de Deus e o Constituinte, afirma que ambos têm poder inical, logo são fonte de seu próprio poder, bem como de qualquer outro, já que não há nada maior que ele. Decorre daí o fato de eles não poderem se demitir de seus papéis porque não faria sentido que a fonte do todo use seu próprio poder originário para acabar com si mesmo, fazendo a ressalva de que eles tambémprecisam dos outros para exercer seus poderes , sempre num papel inferior ao do criador.
Outra característica comum é que o poder é algo inseparável do sujeito, é próprio dele, não existe o poder e o sujeito, oq eu de fato há é um sujeito com poder. Assim Deus não tem o poder de poder tudo, mas sim o próprio poder de tudo poder, bem como o Estado funde-se com sua função pública de legislar ou executar as leis. Deeus também é a fonte de todas as coisas assim como poder constituinte é a fonte das demais.
Há também a incontornável solidão da onipotência de Deus, tanto Deus não pode se matar como também não pode criar outro Deus com o mesmo poder dele. Além [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 07). Resumo da teoria da constituição de carlos ayres de britto. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Da-Teoria-Da-Constitui%C3%A7%C3%A3o-De/52721.html

MLA

"Resumo da teoria da constituição de carlos ayres de britto" TrabalhosFeitos.com. 07 2011. 2011. 07 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Da-Teoria-Da-Constitui%C3%A7%C3%A3o-De/52721.html>.

MLA 7

"Resumo da teoria da constituição de carlos ayres de britto." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2011. Web. 07 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Da-Teoria-Da-Constitui%C3%A7%C3%A3o-De/52721.html>.

CHICAGO

"Resumo da teoria da constituição de carlos ayres de britto." TrabalhosFeitos.com. 07, 2011. Acessado 07, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Da-Teoria-Da-Constitui%C3%A7%C3%A3o-De/52721.html.