UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL

Caruaru, PE
Abril de 2013

CURSO DEENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL

ALUNOS(AS):
Daniela Barbosa de Moura,
Luana Lagêdo Santos.
Engenharia de Produção - 1º Período
Sociologia – Mauricio Pedrosa

Caruaru, PEAbril de 2013
INTRODUÇÃO

A questão fundiária, desde os tempos do descobrimento do Brasil, sempre foi delicada e complexa de ser tratada na prática. O problema fundiário no Brasil surgiuaproximadamente no ano de 1530, no qual a coroa portuguesa via-se numa necessidade de expandir o território recém-descoberto, além de descobrir a real dimensão da extensão territorial e do tipo de terras que setinha na colônia e também pelo temor de Portugal de mais invasões estrangeiras, visto que, na época, piratas ingleses, corsários, franceses e holandeses constantemente saqueavam as riquezasrecém-descobertas da colônia. Cria-se então, por parte da coroa, o sistema de capitanias hereditárias, que consistia em se distribuir vastas porções de terras do território brasileiro divididas em faixas delinhas imaginárias que partiam do litoral até a delimitação imposta pelo Tratado de Tordesilhas, que dividia em duas partes o Brasil, uma da coroa portuguesa e outra, da cora espanhola. As imensas porçõesde terras eram cedidas às pessoas da nobreza portuguesa e pessoas de confiança do rei, que, em troca de um sexto de toda produção e da vigilância constante dessas áreas, tinham o direito de produzir,explorar a mão de obra local e desfrutar dos benefícios da terra.
Em 1822, com a independência do Brasil, ocorre o contrário do que se esperava no sistema de distribuição de terras, pois, a partirdaí, sem nenhuma lei específica que regulamentasse a distribuição fundiária, a organização de terras se dava pela "lei do mais forte". Não envolvia, ainda, trabalhadores rurais formais, pois esses... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Resumo da reforma agraria no brasil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Da-Reforma-Agraria-No-Brasil/735310.html

MLA

"Resumo da reforma agraria no brasil" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Da-Reforma-Agraria-No-Brasil/735310.html>.

MLA 7

"Resumo da reforma agraria no brasil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Da-Reforma-Agraria-No-Brasil/735310.html>.

CHICAGO

"Resumo da reforma agraria no brasil." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Da-Reforma-Agraria-No-Brasil/735310.html.