Resumo da primeira guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

INTRODUÇÃO:

Início das situações conflituosas:
No início do século XX os conflitos entre as potências européias, como Alemanha, Inglaterra e França geravam disputas de mercado e de territórios, independente de onde fosse o território.
Através desses conflitos as potências começaram a competir por colônias na África e na Ásia, gerando grandesmercados e um ótimo comércio, mas quando uma potência tentava derrubar outra, fechando os mercados e o país para entrada de produto estrangeiro, ou senão aumenta o imposto para produtos importados, gerando assim um crescimento da economia do próprio país. Esses conflitos eram mais intermitentes entre a Alemanha e a Inglaterra.
Mas além dessas disputas tínhamos também o que chamamos de nacionalismo. Osnacionalistas pretendiam agrupar sob um mesmo Estado, povos de matrizes culturais semelhantes, o que levava a um desejo de expansão territorial. Entre os principais movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa no início do século XX, destacaram-se o pan-eslavismo e o pangermanismo. Os pan-eslavistas, liderados pelo governo russo queriam unir todos os povos eslavos da Europa Oriental. Ospangemanitas pretendiam anexar à Alemanha os territórios da Europa Central onde viviam germânicos. Além disso, havia o revanchismo francês, movimento nacionalista pelo qual o governo francês visava recuperar os territórios da Alsácia-Lorena, região rica em minério de ferro e carvão que os franceses foram obrigados a entregar aos alemães depois da derrota na Guerra Franco-Prussiana, em 1870.
Porcausa dessa rivalidade acabou se originando o que foi chamado depois de paz armada, que nada mais era de que as potências investiram em seus exércitos e seus armamentos, formando também alianças políticas.
Agora, depois de formada as alianças com vários países têm as seguintes:
* Tríplice Aliança: formada pela Alemanha, Áustria e Itália.
* Tríplice Entente: formada pela Inglaterra,França e Rússia.
Mas essas alianças não eram tão firmes assim, pois temos como exemplo a entrada a Itália na Entente em 1915, pois ficou acordado que receberia compensações territoriais.
Apesar da paz armada, qualquer conflito por menor que fosse poderia desencadear uma guerra sem precedentes. Mas isso quase ocorreu quando houve a Crise do Marrocos. Essa crise fez com que a Alemanha e a Françaquase chegassem a guerra, mas depois de vários acordos eles finalmente puderam chegar a algum resultado, a França ficou com boa parte do território enquanto que a Alemanha ficou com uma pequena parte de posse de terra, não conformada em 1911 reivindicou terras, gerando mais conflitos, para que a França não entrasse em guerra, cedeu boa parte do território do congo, chegando assim ao fim dessa crise.Mas houve outro conflito, que foi na região Balcânica entre a Áustria e a Rússia, pela Áustria ter anexado a Bósnia-Herzegovina, que contrariou bastante o Império Russo, gerando assim conflitos pesados entre ambas as partes, já que a Áustria era da Tríplice Aliança, e a Rússia da Entente.

Início da guerra:
A guerra teve início quando Francisco Ferdinando e sua esposa foram mortos em14 de julho de 1914, que teve como autor um estudando que era nacionalista sérvio, como a Sérvia era integrada a Rússia os momentos de tensão chegaram a um limite, de um lado a Áustria declara guerra a Sérvia, desse modo a Rússia para proteger seu patrimônio declara guerra a Alemanha e a Áustria. A Alemanha declara guerra a França gerando agora o que todos temiam o fim da paz armada.
No mesmo diaem que Francisco Ferdinando foi morto a Áustria declarou guerra a Sérvia que decorreu de vários acontecimentos mostrados abaixo:
* 28 de julho – a Áustria declarou guerra à Sérvia;
* 29 de julho – em apoio à Sérvia, a Rússia mobilizou seus exércitos contra a Áustria e a Alemanha.
* 1º de agosto – a Alemanha declarou guerra à Rússia e, posteriormente, à França;
* 4 de agosto –...
tracking img