Resumo da portaria ms 2914/2011 microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Saúde Pública
* Qual a importância dessa portaria para a saúde da população? Como ela deverá ser utilizada?
A Portaria MS Nº 2.914/2011, dispõe os procedimentos de controle e de vigilância eressalta da importância da qualidade da água para consumo humano (ingestão, preparação de alimentos e higiene pessoal), para a saúde da população e para verificar seu padrão de potabilidade.
Logo, suaimportância é dada devido às suas finalidades: executar ações de vigilância da qualidade da água desde a captação em sua nascente até as estações de tratamento e de distribuição dessa água aoshabitantes.
Ao instituir competências e responsabilidades aos órgãos fiscalizadores, define padrões e metas de potabilidade que devem ser seguidos para que qualidade da água distribuída por estes sejaalcançada.
Para que a qualidade da água distribuída atenda às especificações citadas na Portaria, é essencial que esta esteja livre de contaminantes e/ou de poluentes (podem ser de natureza química, comoelementos-traço, ou biológica, como agentes patogênicos biológicos) advindos de ações antrópicas ou de causas naturais.
Para que a água seja distribuída à população é necessário que os órgãos tomemcomo base a Portaria, assim, ao seguir todos os parâmetros e regras estabelecidas, a água destinada à sociedade será uma água livre de possíveis contaminações que possam prejudicar a saúde dapopulação.
Os processos para que a água siga o índice de qualidade é necessário, em primeiro lugar, contar com um técnico responsável, pois somente ele possui as qualidades exigidas para tratar o sistema e eleserá o responsável por notificar às autoridades de saúde a respeito de qualquer irregularidade no sistema de tratamento e informar medidas corretivas que devem ser tomadas para a regularização, casoalgo aconteça.
A Portaria indica que devem ser feitas analises de Escherichia coli, pois ela é um bioindicador de contaminação por fezes humanas no recursos hídrico. Para controlar a...
tracking img