Resumo da portaria 453

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Núcleos da Base
Sob a designação de núcleos da base compreendem-se as massas cinzentas subcorticais situadas profundamente no interior de cada hemisfério cerebral.Os núcleos da base são compostospor três estruturas a serem consideradas : o corpo estriado, o núcleo amigdalóide e o claustrum. O núcleo rubro a substância negra e o subtálamo fazem íntima relação com os núcleos da base mas nãodevemos considerá-los como tal: núcleo caudado, o núcleo lentiforme, o claustrum, o corpo amigdalóide, o núcleo accumbens e o núcleo basal de Meynert.
A) Núcleo Caudado
É uma massa alongada e bastantevolumosa de substância cinzenta; dispõe-se sagitalmente e tem a forma de uma hemi-elipse aberta para a frente; relaciona-se em toda a sua extensão com os ventrículos laterais. Sua extremidade anteriorconstitui a cabeça do núcleo caudado, que proemina do assoalho do corno anterior do ventrículo. Ela continua gradualmente com o corpo do núcleo caudado, situado no assoalho da parte central doventrículo lateral. Este afina-se pouco a pouco para formar a cauda do núcleo caudado, que é longa, delgada e fortemente arqueada, estendendo-se até a extremidade anterior do corno inferior do ventrículolateral. A cabeça do núcleo caudado funde-se com a parte anterior do núcleo lentiforme..
B) Núcleo Lentiforme
Não aparece na superfície ventricular, situando-se profundamente no interior do hemisfério.Medialmente relaciona-se com a cápsula interna que o separa anteriormente da cabeça do núcleo caudado e posteriormente do tálamo; lateralmente relaciona-se com o córtex da ínsula, do qual é separadopor substância branca e pelo claustrum.
É dividido em putâmen e globo pálido por uma fina lâmina de substância branca, a lâmina medular lateral. O putâmen situa-se lateralmente e é maior que o globopálido, que se dispõe medialmente. Nas secções não coradas de cérebro, o globo pálido tem uma coloração mais clara que o putâmen em virtude da presença de fibras mielínicas que o atravessam. O globo...
tracking img