Resumo da obra de douglas kellner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cristina Rocha


Resumo da Obra de Douglas Kellner

A cultura da Mídia


Faculdade Araguaia
Goiânia, 2012.


A obra discorre sobre a cultura veiculada pela mídia e seus sistemas de rádioe reprodução do som, filmes e seus modos de distribuição, imprensa – que inclui desde jornais até revistas - e, especialmente, do sistema de televisão, onde o indivíduo encontra suas bases para aconstrução de sua identidade. A forma dominante de cultura na era moderna é a cultura da mídia e do consumo: este é o centro do pensamento de Douglas Kellner em seu livro “A Cultura da Mídia” (editoraEdusc, 2001).
O autor discute como a mídia cria formas de dominação ideológica para reiterar as relações de poder vigentes, induzindo os indivíduos a identificarem-se com as relações e posiçõesdominantes e, ao mesmo tempo, fornece material para a luta e a resistência, constituindo a principal forma de socialização do mundo contemporâneo.
A capacidade de entranhar na vida cotidiana de indivíduoscomuns é resultado da sofisticação que os meios e comunicação de massa foram tomando, constituindo nos nossos dias um elemento “natural”, próprio da sociedade contemporânea.
Destaca-se na obra aforma como Kellner faz uso de diferentes abordagens
teóricas, captando conceitos e referências que no final se complementam para alicerçar o que o autor denomina um estudo multicultural emultipespectívico. Assim, em sua análise de diversos textos e imagens veiculados pela mídia como os filmes Rambo e Top Gun, filmes de horror, de Madonna, exibições de música rap e cultura negra, MTV, e episódios comoa Guerra do Golfo entre outros, é possível encontrar elementos que remetem desde aos conceitos frankfurtianos de padronização e massificação, resultados do processo que transforma cultura emmercadoria, até o conceito de hegemonia e contra-hegemonia de Gramsci, que ele encontra no âmbito dos estudos culturais britânicos.
Paralelo ao uso desses conceitos e com a finalidade clara de justificar...
tracking img