Resumo da nova regra ortografica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A língua é um veiculo de extrema importância na sociedade. Por intermédio dela, podemos nos comunicar se relacionar com o outro. Mais que nos servir a língua é um fator socialque modifica, move e produz a sociedade. Nessa perspectiva a sociedade se constrói e se caracteriza através da língua e consequentemente as alterações na língua, modifica dealguma forma a sociedade.
Partindo do fato que a língua é importante para a sociedade, podemos afirmar que, todavia os acordos para unificar sempre causaram conflitos. Podemospresenciar contestações em varias esferas sociais, assim, por um lado, os defensores do acordo ortográfico salientam que estas alterações são importante para o reconhecimentoda nossa língua, pois de acordo com eles, a existência de duas ortografias oficiais da língua portuguesa, a lusitana e a brasileira tem sido prejudicial para a unidadeintercontinental do português e para o seu prestígio no Mundo. Já para muitos críticos estas alterações são mais de ordem política e econômica do que para melhorar os aspectos dalíngua para as sociedades dos respectivos países lusófonos. Estes ainda salientam o fato dos brasileiros, mesmo com as diferenças, conseguirem ler perfeitamente os escritoresPortugueses como José Saramago dentre outros.
Mesmo tendo a resistência de alguns membros dos países lusófonos onde ocorreram as alterações, em 1º de janeiro de 2009 ocorreu umnovo acordo ortográfico e os países Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal, passaram a utilizar as novas regras.. NoBrasil 0,5% das palavras sofreram modificações. De acordo com os gramáticos, não é necessário aversão ás alterações, já que parecem ser simples e fáceis de serem apreendidas.
tracking img