Resumo da introducao estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1.1. Introdução
Em alguma fase do seu trabalho, irá se deparar com o problema de analisar e entender um conjunto de dados relevante ao seu particular objecto de estudo. Necessitará de trabalhar os dados para transformá-los em informações, para compará-los com outros resultados, ou ainda para julgar sua adequação a alguma teoria.

Exprimindo por meio de números asobservações que se fazem de elementos com, pelo menos, uma característica comum (por exemplo: os alunos do sexo masculino de uma comunidade), obtemos os chamados dados referentes a essa comunidade.

Podemos dizer, então que:

A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a colecta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dosmesmos na tomada de decisões.

A colecta, a organização e a descrição dos dados numéricos através da criação de instrumentos adequados (quadros, gráficos e indicadores numéricos), estão a cargo da Estatística Descritiva.

No estudo da Estatística, o termo “estatística” é utilizado para referir dois conceitos diferentes, conforme se utiliza no singular ou no plural. Quando utilizado no plural, ésinónimo de facto ou dados numéricos, enquanto que no singular constitui um objecto de estudo, uma ciência, tal como é a Matemática, e compreende, como foi referido anteriormente, um conjunto de princípios e métodos de colecta, organização, descrição, análise e interpretação de dados numéricos.

Em suma, pode-se dizer que a estatística permite:
▪ Descrever e compreender relações entre asvariáveis;
▪ A tomada de melhores e mais rápidas decisões para fazer face à mudanças.

1.2. Conceitos básicos
1.2.1. População e amostra
Identificado o problema a analisar, a etapa seguinte de um estudo estatístico, é a recolha de dados necessários, apropriados, tão completos quanto possível e, sobre tudo, pertinentes para a situação que se pretende analisar.

Os dados podem serobtidos a partir de um conjunto formado por indivíduos ou objecto que têm pelo menos uma característica em comum e observável que chamamos de população. Podemos falar em:
▪ População dos estudantes do curso de Gestão e Finanças;
▪ População dos operários da industria automobilística;
▪ População de alturas em “cm” das pessoas de determinado bairro;
▪ População de pecas fabricadasnuma linha de produção, e assim por diante.

Como em qualquer estudo estatístico tem-se em mente pesquisar uma ou mais características dos elementos de uma população, esta característica deve estar bem definida. Considerando um elemento qualquer, deve-se afirmar sem ambiguidade se este elemento pertence ou não à população. É necessário que exista um critério de constituição da população.

Noentanto, uma população pode ser, na maioria das vezes é um conjunto extenso. E num estudo estatístico, isso pode acarretar. Deste modo, limita-se o estudo a uma parte da população. A esta parte proveniente da população, denomina-se amostra (subconjunto finito de uma população). É com base nos resultados desta amostra que se pode tirar conclusões sobre as populações (Estatística Indutiva ouInferencial).

1.2.2. Variáveis
A cada fenómeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo:
— para o fenómeno “sexo” são dois os resultados possíveis: sexo masculino e sexo feminino.
— para o fenómeno “número de filhos” há um número de resultados possíveis expresso através de números naturais: 0, 1, 2, ..., n.
- para o fenómeno “altura” temos uma situação diferente, osresultados podem tomar um número infinito de valores numéricos dentro de um intervalo.

A este número de resultados possíveis de um fenómeno, se dá o nome de Variável.

Os exemplos acima mostram que uma variável pode ser:
a) qualitativa – quanto seus valores são expressos por atributos: sexo (masculino – feminino), cor da pele (branca, preta, amarela, vermelha) etc. No entanto, as variáveis...
tracking img