Resumo da independênçia da américa portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Independênçia da América Portuguesa
A América portuguesa constituía o conjunto dos territórios do continente americano pertencentes à Coroa de Portugal.[1] Atualmente, a América Portuguesa consisteem sua maior parte na atual República Federativa do Brasil.

História
No início da colonização portuguesa da América, foram constituídas doze capitanias quase autónomas entre si, que ocupavam oterritório americano que tinha sido atribuído a Portugal no Tratado de Tordesilhas.
Em 1548 o governo da América Portuguesa foi centralizado pelo Rei D. João III, com a nomeação de um governador-geral,que passou a superintender na totalidade das capitanias. Toda a América do sul Portuguesa passou a constituir, então, uma única unidade administrativa, designada Estado do Brasil.
O Estado do Brasilfoi subdividido em dois governos-gerais - um ao sul e outro ao norte - no período de 1572 a 1578 e, mais tarde, no período de 1608 a 1612.
Em 1621, o norte da América Portuguesa é, novamente,separado do Estado do Brasil, criando-se uma unidade autónoma designada Estado do Maranhão - mais tarde designada Estado do Grão-Pará e Maranhão. É durante esta época que o termo "América Portuguesa" é maisusado, quando é necessário referir-se ao conjunto dos estados do Brasil e do Maranhão. Entretanto, a América Portuguesa expande-se muito para além dos limites que haviam sido definidos em Tordesilhasdevido à desvalorização do tratado provocada pela União Ibérica, com o avanço da colonização portuguesa para o interior dos estados do Brasil e do Maranhão.
Em 1775, o Estado do Grão-Pará e Maranhãoé reabsorvido pelo Estado do Brasil, passando a América Portuguesa a constituir, novamente, uma única unidade administrativa. A partir de então os termos "Brasil" e "América Portuguesa" passam areferir-se ao mesmo, caindo o último em desuso. O Brasil unificado seria elevado de estado a reino unido ao de Portugal em 1816. Tornar-se-ia um império independente em 1822.
O Império Português na...
tracking img