Resumo da história do cristianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO I E II
Neste capitulo o autor vem nos falar sobre os vários acontecimentos na historia da cristandade, por um período de mil anos aproximadamente do ano 529 a 1550. No capitulo I ele aborda o tema idade média, onde lembra que neste período foi o tempo de maior preservação do pensamento dos antigos, principalmente nos conventos, aonde depois vieram surgir às universidades, o centro deestudos e pesquisas.
A idade média foi considerada o período de escola de aprendizado do antigo, foi aí que também apareceu à escolástica que foi um longo período de aprendizado e de grandes embates.
O final da idade média aconteceu quando os argumentos e as repetições dos saberes antigos, já não tinham mais novidades. Com a descoberta de novos mundos pelos europeus, houve grandes crises para omundo de então. As ciências surgiram a partir do novo, das descobertas e não com as repetições do antigo. Como bem disse Martin Dreher “A idade média pôs fim a própria idade média”.
No capitulo II vemos na narração presença de alguns reinos, como o vândalo na África, que desencadeou uma grande perseguição contra as correntes de fé cristã: católica e a donástica. Os vândalos foram proibidos deadotar a fé católica. Alguns séculos depois no continente africano o cristianismo viria desaparecer.
Outro reino citado e o Visigodo na Espanha que era um grupo remanescente da fé Ariana, e seguiam as instruções de Úfila e Wulfila. Os visigodos não influenciaram tanto os católicos, eles foram os responsáveis pela implementação litúrgica da fórmula “Glória seja ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo”. Noreino franco de Gália esses influenciaram sobremaneira a história da Igreja no ocidente. A igreja cresceu em poder econômico, mais perdeu a essência do evangelho, valorizando os cultos as relíquias e realizando as missas em línguas latinas, impedindo o povão na participação dos ensinamentos cristãos.
CAPITULO III E IV
Temos a narração de parte da historia de Bento deNúrsia, um monge que veio marcar sua época fundando monastérios e conventos, atraindo grandes quantidades de pessoas. Bento criou algumas regras para facilitar a comunidade conventual, essas regras se tornaram regras para todo o monasticismo ocidental.
Outro companheiro que surgiu nessa época foi Bonifácio que teve um papel muito importante dentro da história da Igreja, Bonifácio tentou acabar com osbispos, que chegavam ao bispado através de herança das famílias e também lutou para reformar a Igreja em alguns campos.
Neste período de transição alguns Papas, tiveram um valor significativo para a igreja, pois eles tinham a responsabilidade de cuidar da Igreja.
Leão Magno deu ao papado poderes peculiares e uma grande influência.
Gelásio deu a igreja um poder maior do que o próprio estado eGregório Magno foi o criador das bases do futuro estado papal.
CAPITULO V E VI
Dando continuidade a ciência teológica e a história da Igreja Medieval encontramos Boécio, aluno da academia platônica de filosofia, e que desempenhou um grande trabalho de tradição de textos. Ao contrario de Boécio surgiu, um personagem chamado Cassiodorio, o seu forte não era o ensino, mas era acapacidade de administrativa.
Outro autor influente foi Dionísio Areopagita este escreveu vários textos, sobre a “teologia mística” estes escritos tiveram influência maiores do que os escritos de Agostinho .
Martin Dreher relatando algumas pessoas que marcaram a historia da Igreja medieval fez um breve comentário sobre Maomé, que tentou renovar a “religião de Abraão” corrigindo segundo eletanto os erros do judaísmo como do cristianismo. A fé islâmica ganhou certa força, e os sucessores de Maomé, conquistaram territórios, propagando uma nova religião, e enfraquecendo a igreja cristã.
CAPITULO VII E VIII
Carlos Magno teve seu papel significativo dentro da historia da Igreja, através de lutas guerras e batalhas ele conquistou terras e povos fazendo com que estes se submetessem ao...
tracking img