Resumo da história do correio braziliense

Páginas: 6 (1415 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
O jornalismo é uma atividade de comunicação, que consiste em lidar com notícias, fatos e divulgação de informações, mas também é definido como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos.
No Brasil os primeiros as atividades jornalísticas eram ocasionais. Alguns estudiosos consideram as cartas pessoais enviada dos colonizadores a seus parentes, que estavam emPortugal como uma espécie de jornalismo embrionário. Com esse mesmo raciocínio, muitos desses observam que a carta de Pero Vaz de Caminha contém características bastante próximas das do jornalismo.
Com a chegada da Família Real no Brasil, como refúgio das tropas de Napoleão, foi um marco de desenvolvimento geral para a colônia e por decreto do príncipe regente D. João, foi oficializado a divulgaçãode notícias diversas no país, em maio de 1808.
Um personagem de grande importância para a história do jornalismo brasileiro foi Hipólito da Costa, fundador do primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense. Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, nasceu em 13 de agosto de 1774, na Colônia do Sacramento, na época, domínio da Coroa portuguesa, hoje, território pertencente ao Uruguai.Estudou na Universidade de Coimbra, diplomando-se em matemática, direito e filosofia. Após a conclusão dos cursos, foi encaminhado aos Estados Unidos e México pelo governo português para estudar questões econômicas, o que resultou no livro “Diário de minha viagem para Filadélfia”, publicado postumamente em 1955.
Em 1801 foi nomeado diretor literário da junta da Impressão Régia e posteriormente,viajou à Inglaterra e França em missão oficial para comprar máquinas, equipamentos de impressão e livros para a Real Biblioteca e para Impressão Régia. Ao retornar à Portugal, foi preso pela Ordem do Santo Ofício por ser maçom e permaneceu sobre cárcere de 1802 a 1804, quando conseguiu fugir e ficar exilado na Inglaterra, onde fixou-se em Londres, em 1805, sob a proteção do maçom e filho do reiGeorge III da Inglaterra, duque de Sussex.
Adquiriu ações do Banco da Escócia, o que lhe constituía todos os direitos de cidadão inglês, assim mantendo-se protegido das autoridades portuguesas, que o perseguiam, e também preservava a liberdade para exercer suas funções de tradutor, professor e jornalista.
Em 1º de junho de 1808, Hipólito da Costa fundou o Correio Braziliense, considerado oprimeiro jornal brasileiro, a primeira publicação regular livre de censura, em português. O nome “braziliense” adotado no nome do jornal estava relacionada a uma distinção que o editor fazia, assim explicada por ele: “Chamamos Braziliense, o natural do Brasil; Brasileiro, o português europeu ou o estrangeiro que lá vai negociar ou estabelecer-se...”, desta forma a publicação estava direcionada aoBrasil, mesmo sendo impressa no exterior.
O periódico mensal Correio Braziliense apresentava uma retrospectiva comentada sobre fatos ocorridos nos países europeus sobre política, relações internacionais, economia política, finanças, agricultura, comércio, literatura, ciências e artes, sem esquecer-se dos acontecimentos políticos em Portugal, Brasil e em toda América era denominado também como ArmazémLiterário devido à variedade de publicações.
A publicação foi proibida de circular no Brasil e Portugal  temas que apresentava em suas páginas.
Hipólito era considerado um liberal, patriota e um grande político. Como não poderia deixar de ser, o Correio Braziliense continha em suas páginas denúncias de má conduta de políticos portugueses, casos de nepotismo, subornos e abusos de poder, inclusivepor parte da Igreja. Ele conhecia bem a vida em Portugal, pois trabalhou com frei José Mariano da Conceição Velloso em 1800 como um dos diretores literários da Oficina do Arco do Cego, casa impressora que tinha por publicar obras para o aumento da economia brasileira. Naturalmente denúncias não era o único assunto do periódico, havia notícias de todas as partes do mundo e ensaios em literatura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • correio braziliense
  • Correio braziliense
  • TabelaCompleta Correio Braziliense
  • noticias correio braziliense
  • História dos correios
  • Historia dos correios
  • resumo Ancylostoma braziliense
  • Resumo Simples A redação do correio eletrônico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!