Resumo da fisiologia cardiaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXAME DO CORAÇÃO
O coração é dividido em metade direita e esquerda por um septo longitudinal, orientado obliquamente. Cada metade consiste em átrio esquerdo (mais posterior, não pode ser diretamente examinado) e direito, que formam a base do coração (2º espaço intercostal esquerdo e direito na base do esterno); e ventrículo esquerdo (atrás e a esquerda do v.d., sua extremidade inferior é chamadade ápice cardíaco ou ictus cordis, que mantem contato direto com o gradil costal no 5º espaço intercostal esquerdo na linha hemiclavicular, variando de 1 a 3 cm de diâmetro) e direito (maior parte da superfície anterior estreita-se no sentido cefálico e une-se a artéria pulmonar na base do coração, isto justifica abaulamento em crianças em decorrência do crescimento anormal do ventrículodireito).
Vasos da base: 1) Artérias pulmonares (divide-se em direita e esquerda); 2) Aorta (origina-se do ventrículo esquerdo, curva-se na altura do ângulo estermomanubrial, onde forma arco voltado pra tras e esquerda  arco aórtico); 3) Veia cava superior (desemboca no átrio direito).

Disponível em: http://tecnico-em-enfermagem.blogspot.com.br/

SEMIOTÉCNICA: INSPEÇÃO, PALPAÇÃO E AUSCULTA.
-paciente em decúbito dorsal (outros: sentado, déc. lateral e de pé com tórax inclinado para frente)
- médico do lado direito (sentado ou em pé)

Inspeção e palpação  Simultaneamente
- PESQUISAR: Ictus cordis ou choque de ponta, abaulamentos, retrações, batimentos ou movimentos visíveis ou palpáveis, palpação de bulhas e frêmito cardiovascular.
- OBSERVAÇÃO: tangencial e frontal
- ABAULAMENTO:na região precordial indica aneurisma da aorta, cardiomegalia, derrame pericárdico e alterações da caixa torácica. Em crianças dilatação, principalmente do v.direito, deforma precórdio facilmente. Importante diferenciar abaulamentos por alteração da estrutura osteomuscular causadas pela dilatação do ventrículo direito.
- ICTUS CORDIS: pesquisa-se localização, extensão, intensidade, mobilidade,ritmo e frequência.
• Localização:
Mediolíneos Cruzamento da linha hemiclavicular esquerda com 4º ou 5º espaço intercostal
Brevilíneos Desloca-se 2 cm para fora e pra cima, situa-se no 4º espaço intercostal.
Longilíneos Costuma estar no 5º espaço, 1 ou 2 cm para dentro da linha hemiclavicular.

Não detectável por palpação e inspeção: enfisema pulmonar, obesidade, hipertrofia muscular,grandes mamas, pacientes idosos (que tem aumento do diâmetro anteroposterior do tórax), e até mesmo em pessoas saudáveis.
Deslocamento: indica DILATAÇÃO E/OU HIPERTROFIA DO V. ESQUERDO (como na estenose aórtica, insuficiência aórtica, insuficiência mitral, hipertensão arterial, miocardiopatias e algumas cardiopatias congênitas.), EXCETO quando paciente tem escoliose, depressão do esterno (tóraxinfudibiliforme), derrame pleural ou elevação do diafragma (ascite ou obesidade). Deslocamento do ictus não se relaciona com dilatação e hipert. do v. esquerdo.

• Extensão: polpas digitais necessárias para cobri-lo, calculando-se seu correspondente em cm.

Normal 2-3 cm de diâmetro
Hipertrofia vent. 3 polpas digitais ou mais
Dilatação e grandes hipertrofias Palma da mão

• Intensidade: (+ porpalpação) Posição: Decúbito dorsal (usando superfícies palmares de vários dedos) ou Decúbito lateral + inspiração. Em sexo feminino pode ser necessário afastar a mama esquerda para cima ou para o lado.
MAIS FORTE EM:
- pessoas magras
- após exercício e emoções
- hipertireoidismo
- hipertrofia ventricular esquerda (quando de insuficiência aórtica é extenso e de grande intensidade) – amaioria das dilatações e hipertrofia estão combinadas.
NÃO DETECTÁVEL EM: 30% DAS PESSOAS SAUDÁVEIS (sentada e em decúbito dorsal)  deve-se colocar o paciente em decúbito lateral esquerdo, lembrando que ictus é deslocado para fora.


• Mobilidade: Normalmente corresponde ao deslocamento de 1 a 2 cm. Caso haja sínfese pericárdica (folhetos aderidos) o ictus não se desloca.

1. Marca-se local do...
tracking img