Resumo da Europa Pasmada, Fiori

507 palavras 3 páginas
Resumo do texto “A Europa Pasmada”1.
O texto busca analisar quais são os motivos pelo qual a Europa se encontra em tamanha crise, e quais consequências política e econômica isso pode trazer para os países que fazem parte da tão idealizada ‘zona do euro’.
Primeiramente o autor expõe a real função da denominada EU, que inicialmente buscava a desmilitarização da Alemanha, e o fim da URSS. Mantendo dessa forma a paz no continente europeu. Contudo, após a obtenção da ‘paz européia’ a União tomou outras proporções que não faziam parte de seu projeto inicial - o nível econômico. Esse objetivo se tornou tão intrínseco que reverteu o objetivo da união, que não necessitava mais de ações de paz, pois já se encontravam em um território tranqüilo, então passaram a perseguir as questões econômicas, com o ideal de desvincular a economia européia da moeda americana.
Em segundo lugar são citados os problemas essenciais dessa união econômica. As questões políticas na européia não foram unificadas, não há um líder único, as decisões divergem em vários assuntos, não há como desvincular a economia das políticas adotadas, e por mais que a Europa tenha vivido sua época de bonança, é em meio à crise que aparecem os problemas. E no caso da EU é um grande problema. A falta de um líder para conduzir as relações tem levado à união ao impasse, os países soberanos não estão dispostos à seguirem a idéia de um único líder, com receio de perder poder local, mas também não assumem o risco de deixar a zona do euro o que poderia ocasionar a quebra do país.
“Este é o enigma central e o verdadeiro impasse que imobiliza a Europa há tempos: sua incapacidade ou impossibilidade de criar uma cabeça política, um poder central capaz de definir prioridades e impô-las ao conjunto de participantes da União Europeia.” (pg. 200)
“(...) a seus olhos, a Europa era formada por nações indestrutíveis”. (pg 201)

A questão é bastante simples quando olhamos para a história da Europa, tão sangrenta quanto

Relacionados

  • Grande loja
    125357 palavras | 502 páginas