resumo da disetação

548 palavras 3 páginas
Universidade Estadual de Campinas
Faculdade de Educação

Dissertação de Mestrado

“A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DE 5ª A 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: TENDÊNCIAS DA PESQUISA ACADÊMICA ENTRE 1972 E 1995.”
Autor: Edilson Duarte dos Santos
Orientador: Prof. Dr. Jorge Megid Neto

Este exemplar corresponde à redação final da dissertação defendida por Edilson Duarte dos Santos e aprovada pela Comissão Julgadora, em 21 de fevereiro de 2001.

Campinas, SP
2001

RESUMO
Identifica algumas tendências de teses e dissertações defendidas entre 1972 e 1995 que tratam da experimentação no ensino de Ciências de 5a a 8a séries do ensino fundamental. De um conjunto de 572 teses e dissertações sobre o ensino de Ciências nos diversos níveis escolares, defendidas no Brasil até 1995, seleciona 53 trabalhos que tratam de experimentação. Deste subconjunto, identifica 12 pesquisas voltadas especificamente para o ensino de 5a a 8a séries do nível fundamental. Apresenta uma descrição geral destas pesquisas e suas principais tendências, tomando por referência descritores como: instituição acadêmica; ano de defesa do trabalho; área de conteúdo do currículo escolar, temas e conteúdos específicos abordados; nível e séries escolares; tipo de atividade experimental; participação do pesquisador, do professor e dos alunos nas atividades; enfoque ao método científico; entre outros. Desse modo, discute os significados que estas pesquisas acadêmicas atribuem à experimentação no ensino escolar de Ciências. Salvo raras exceções, os trabalhos centram a experimentação no método da redescoberta, com intuito de reproduzir conhecimentos previamente elaborados e sistematizados, reforçam uma aprendizagem diretiva e indutiva, enfatizando o estudo parcial e fragmentado de fenômenos do ambiente e reafirmando estereótipos e equívocos da noção de ciência e de método científico largamente difundidos no ensino escolar.

SUMÁRIO

Agradecimentos iii Resumo iv Abstract v Sumário

Relacionados