Resumo da cartilha sobre plagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo da cartilha sobre Plágio.

O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos oufrases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.
Trata-se de uma violação dos direitos autorais de outrem. Isso tem implicaçõescíveis e penais.
Espera dos alunos é que sejam capazes de refletir sobre sua profissão, articular as ideias desses autores , e o que eles mesmo estão propondo.
Engana-se quem pensa que só faz plágioquem copia palavra por palavra, um trabalho inteiro sem citar a fonte de onde tirou. Existem 3 tipos de plágio : Integral, parcial e conceitual.
Plágio Parcial: quando os parágrafos são copiados naíntegra, sem citação, mesmo citando as fontes ainda assim a forma de escrever é incorreta pois o aluno, não deve fazer colcha de retalhos , mas sim , criar um texto diferente baseado nas ideias dosmesmos.
Plágio Conceitual: Quando muda-se pouco ou bastante o texto , novamente não colocando as referencias, o texto fica escrito de forma diferente porem continua sendo ideias dos autores, é necessarioda mesma forma citar as fontes.
A forma correta de colocar as ideias no texto academico é escrevendo com suas proprias palavras, apresentando as fontes e se necessario, incluir as citações diretas.Licencas creative commons : é um sistema alternativo às licenças tradicionais de utilização de obras protegidas, que permite ao criador de uma obra decidir quais os direitos que pretende reservar parasi, enquanto autoriza o público a trabalhar com base nas suas ideias. Um artigo cientifico, um livro, uma musica, um site ou um filme com alguma licenca Creative Commons se permite a livremanipulação, distribuição, compartilhamento e replicação destes conteúdos.
As seis principais licenças creatives são: Atribuição (by) , Atribuição (by-sa) , Atribuição (by-nd) , Atribuição (by – nc),...
tracking img