Resumo da aula libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 1: Língua e Linguagem
LIBRAS – É uma sigla, para referir a Língua Brasileira de Sinais, que é difundida pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS). Deve sempre ser redigida com letras maiúsculas. LIBRAS é a língua materna e natural das pessoas com surdez no Brasil.
Línguas de Sinais –São línguas utilizadas por falantes ouvintes e com surdez. Elas apresentam aspropriedades específicas das línguas naturais, sendo, portanto, reconhecidas enquanto línguas pela Linguística. Diferentemente da Língua Portuguesa, que é oral-auditiva, as línguas de sinais são visuoespaciais.
Língua –É o tipo de código formado por palavras/sinais e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam, interagem entre si e produzem conhecimentos.
Pessoa com surdez–Aquela que possui qualquer tipo e grau de alteração auditiva.
Fonologia – Ramo da Linguística que estuda os sistemas de fonemas de uma língua ou das línguas em geral.
Sintaxe –Parte da gramática que estuda as palavras enquanto elementos de uma frase, as relações de concordância, de subordinação e de ordem.
Semântica –Estudo sincrônico (que ocorre ao mesmo tempo) ou diacrônico (estudos linguísticosque investigam a evolução histórica dos fatos de uma língua) da significação como parte dos sistemas das línguas naturais.
Morfologia – Parte da gramática que estuda as classes de palavras, seus paradigmas, deflexões, com suas exceções.
Linguagem –Capacidade natural que o ser humano tem de se comunicar. Pode ser classificada em verbal e não-verbal. Entende-se por verbal a linguagem escrita efalada e não-verbal quando se utiliza gestos, sons, cores e imagens.
Sinais –São constituídos a partir da combinação da forma (Configuração de Mãos) e do movimento das mãos e do ponto (Ponto de Articulação), no corpo ou no espaço onde estes sinais são feitos.
Ponto de articulação –Local onde é feito o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.
Movimento –Alguns sinaispodem ter um movimento ou não.
Expressão Facial e/ou Corporal –As expressões faciais e/ou corporais são de fundamental importância para o entendimento real do sinal, sendo que a “entonação” em língua de sinais é feita pela expressão realizada.
Alfabeto digital ou manual – Representa as letras do alfabeto escrito de uma língua oral, não constitui um conjunto de sinais. É utilizado para digitalizarnomes de pessoas, lugares e outras palavras que não possuem sinal.

Aula-tema 2: Da escola dos diferentes à escola das diferenças
Altas habilidades/ superdotação –Notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talentoespecial para artes e capacidade psicomotora.
Atendimento Educacional Especializado (AEE) –Deve ser realizado preferencialmente na escola regular, sendo oferecido pela Educação Especial em uma perspectiva inclusiva de educação. Suas ações devem ser realizadas no turno contrário ao do ensino regular, em salas de recursos multifuncionais e ter caráter complementar e não mais substitutivo ao ensinocomum. Seu público-alvo são os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/ superdotação.
Democracia – Governo em que o povo exerce soberania. Sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas. Regime em que há liberdade de associação e de expressão, e no qual não existem distinções ou privilégios de classe,hereditários ou arbitrários.
Deficiência – É todo e qualquer comprometimento que afeta a integridade da pessoa e traz prejuízos na sua locomoção, na coordenação de movimento, na fala, na compreensão de informações, na orientação espacial ou na percepção e contato com as outras pessoas. Falta, falha, carência, imperfeição e defeito.
Diferença – É aquilo que eu sou. A diferença nos chama ao único,...
tracking img