Resumo da apostila fisioterapia no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO FISIOTERAPIA
NO BRASIL


* Indefinição do campo de atuação profissional em fisioterapia
Independente do campo de atuação, o profissional tem que ter clareza sobre o objetivo do qual se ocupa porém na área de saúde isso não está muito claro.
Em fisioterapia a três grandes categorias de definição de atuação profissional que é atenuar sofrimento, recuperar condições de saúde“perdida” e reabilitar o indivíduo para a execução de certas atividades.
A estrutura educacional fortaleceu o crescimento a tendência predominante no nascimento da fisioterapia. Para chegar a essa clareza o profissional do campo deve examinar com cuidado o próprio conceito que existe em relação a ele para avançar na direção do esclarecimento do que realmente é caracterizado a essa profissão, oprofissional deve examinar tudo que é feito, temos que nos atenar a tudo.
Em quanto houver essa confusão e indefinição que existe em relação ao profissional de fisioterapia e seu campo de atuação as condições para que o profissional seja visto como um profissional da área de saúde capaz de lidar com o diversos tipos de população, ficam prejudicados e acaba ficando limitado por critérios inadequados.Devemos mesmo que não a problema ou mesmo que nos sentirmos seguros, devemos examinar sempre o que se trabalha e aquilo que é feito.

* As alterações na concepção do objetivo de trabalho em fisioterapia em diferentes momentos de sua constituição

Na fisioterapia não havia, um objeto de estudo ou intervenção claramente definido. Para a superação deste problema temos que considerar que os assuntosas situações e as ações que se encontram sob a responsabilidade de uma área de conhecimento ou dos profissionais que desenvolvem aplicações desse conhecimento são determinadas por diversas situações. Examinar essa condições é um recurso importante para esclarecer o que levou a profissão caracterizar-se ao longo de sua existência.
O objeto de trabalho da fisioterapia, da mesma forma que o dediversas outras profissões e diferentes áreas de conhecimento sofreu inúmeras mudanças e influência constituindo-se no que hoje é considerado ou convencionado como o objeto de trabalho da fisioterapia.
Vale perguntar como foi considerado o que era seu núcleo de estudo ou de trabalho desde os primórdios do surgimento? Que transformação sofre, o que se considera responsabilidade básica da profissão.1. Na antiguidade “diferenças incômodas” já eram tratadas por meios físicos
Há vários séculos antes de cristo já havia uma preocupação muito grande com as pessoas que apresentavam algum tipo de “doença” (ou diferenças incômodas) onde era utilizado várias técnicas para tratar sendo uma delas o próprio movimento do corpo.
Nessa época os sacerdotes usavam ginástica com fins terapêuticos.
Todoo trabalho era voltado para curar as pessoas com “doenças” de acordo Chaves era utilizado a medicina 3,4,5 “medicina curativa”
2. Na idade média as “diferenças incômodas” eram considerados como algo a ser “exorcizado”
Foi na idade média em que ocorreu uma interrupção no avanço dos estudos da área de saúde. Por vários aspectos uma delas foi proporcionar a camada mais privilegiada que era anobreza e o clero onde estavam utilizando a atividade física para aumentar a potência física. Os aspectos religiosos também teve uma forte influência.

3. No renascimento volta a aparecer alguma preocupação com o corpo saudável
No Renascimento a medicina utilizada foi a curativa e preventiva.
O homem começa a se interessar pelo corpo mais saudável. A beleza física começa a ser maisvalorizada.
A mistura da lógica dos dogmas religiosos e o surgimento das universidades onde as pessoas iam buscar novos conhecimentos e compreensão do mundo, proporcionou a amplitude dos novos estudos.
Foram apresentados princípios definidos para a ginástica médica que compreendiam em: exercícios para conservar um estado saudável já existente, regularidade do exercício, exercícios para indivíduos...
tracking img